Treinamento em salva-vidas capacita membros da Guarda civil de Contagem

Capacitação - 19/10/2022, 10:12:00 - Repórter:

Objetivo é preparar os agentes para atuarem em situações de risco, principalmente no período chuvoso

A Secretaria de Defesa Social de Contagem – Seds, em parceria com o Corpo de Bombeiros, está promovendo, nesta semana, o Treinamento em Salva-vidas, com o objetivo de capacitar os agentes de segurança pública do município a atuarem da melhor maneira possível em possíveis situações de risco e salvamento de pessoas. As aulas estão acontecendo no prédio da Seds e também nas instalações da Academia do Corpo de Bombeiros, e irão durar a semana inteira. 

Durante as aulas, com utilização da piscina recém-inaugurada, os agentes contaram com instruções de membros do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no treinamento em resgate e salva-vidas. Foram organizadas atividades que simulavam situações de afogamento, com a utilização de equipamentos profissionais usados em situações reais. Eles receberam instruções sobre como resgatar uma pessoa que está afogando, desde o avistamento da vítima até a melhor forma de salvá-la e transportá-la para um lugar seguro, sobre como atuar no tratamento pré-hospitalar. Além disso, os guardas passaram por testes de resistência e de aprimoramento de suas habilidades de natação. 

De acordo com o gerente de Ensino e Capacitação da Guarda Civil de Contagem, Edivaldo Cândido, o treinamento irá gerar frutos positivos para todos. “Estamos buscando o aperfeiçoamento profissional dos agentes, com a extensão da prática para todo efetivo da Guarda Civil, potencializando, inclusive, as atividades sociais com a comunidade. A ideia é promover a capacitação contínua”.

Segundo informações do instrutor de Formação de Guarda-vidas Civil, Lucas Severo, o curso está sendo realizado da maneira mais completa possível. “O curso obedece a grade do Corpo de Bombeiros Militar, na qual os agentes recebem instruções de treinamento específicas (técnicas de salvamento, abordagem de vítima em situações de afogamento e atendimento pré-hospitalar). A realização do curso envolvendo a atividade de salvamento aquático terá a duração de uma semana, de maneira a atender a grade curricular de formação em Guarda-Vida”. 

“A parceria entre Defesa Social e Corpo de Bombeiros é de extrema importância, uma vez que capacitará os agentes de segurança pública do município no atendimento eficiente e seguro à população, em situações de risco, especialmente com a chegada da primavera e do verão que apresentam temperaturas mais altas e atraem banhistas para lagoas”, afirmou a secretária de Defesa Social, Viviane França. 

Segundo Lucas Severo, a ação é benéfica para todos: entidades e população civil. “Uma vez que existe esse convênio, os agentes têm a viabilidade de estarem aprimorando técnicas e realizando treinamentos sempre que necessário para continuarem a construir uma equipe rica de conhecimentos, possibilitando-os agir em prol da sociedade. A população precisa receber algo dessa grandeza para que consigamos diminuir o índice de afogamentos no município e também em nosso Estado”.

Autor: Estagiário Samuel Faria sob supervisão da jornalista Carol Cunha

Capacitação - 19/10/2022, 10:12:00 - Repórter: