À Diretoria Operacional, compete:
I – elaborar e apresentar o seu Plano Anual de Ação, observadas as diretrizes do Comando da Guarda Civil de Contagem;
II – planejar e gerenciar a atuação funcional dos guardas municipais para a proteção dos próprios e para suporte à realização dos serviços de responsabilidade do Município;
III – supervisionar as ações e a atuação operacional da Guarda Civil de Contagem, avaliando os resultados obtidos e sugerindo medidas para melhoria do desempenho;
IV – estabelecer padrões de atuação da Guarda Civil de Contagem segundo a filosofia dos Direitos Humanos;
V – coordenar o atendimento a eventos que demandem o acompanhamento da Guarda Civil de Contagem;
VI – elaborar, acompanhar e propor alterações, a qualquer tempo, dos mapas de emprego operacionais, observadas a classificação de risco dos postos;
VII – realizar levantamentos de ocorrências influentes na execução da atividade da Guarda Civil de Contagem e tomar as providências cabíveis;
VIII – garantir, por meio de suas ações, a proteção dos bens e instalações pertencentes ao Município;
IX – coordenar as atividades operacionais da Guarda Civil de Contagem;
X – articular-se com órgãos e entidades que atuam no Município visando a implementação de ações interdisciplinares próprias da Guarda Civil de Contagem;
XI – acompanhar ou participar de campanhas educacionais relacionadas à defesa social realizadas no Município;
XII – zelar e responder pelo patrimônio público colocado à sua disposição;
XIII – articular e colaborar com outras unidades da Secretaria Municipal de Defesa Social em assuntos de sua competência;
XIV – realizar a coordenação geral da Central de Coordenação e Operações – CCOP;
XV – assessorar o Comando da Guarda Civil de Contagem em assuntos de sua competência;
XVI – coordenar a escala de trabalho dos Guardas Civis; e
XVII – executar outras atividades correlatas.
Responsável: Diretor Antônio Marcos Moreira Dias
Contato: antonio.dias@contagem.mg.gov.br