Diretoria Operacional

À Diretoria Operacional, compete:

I – elaborar e apresentar o seu Plano Anual de Ação, observadas as diretrizes do Comando da Guarda Civil de Contagem;

II – planejar e gerenciar a atuação funcional dos guardas municipais para a proteção dos próprios e para suporte à realização dos serviços de responsabilidade do Município;

III – supervisionar as ações e a atuação operacional da Guarda Civil de Contagem, avaliando os resultados obtidos e sugerindo medidas para melhoria do desempenho;

IV – estabelecer padrões de atuação da Guarda Civil de Contagem segundo a filosofia dos Direitos Humanos;

V – coordenar o atendimento a eventos que demandem o acompanhamento da Guarda Civil de Contagem;

VI – elaborar, acompanhar e propor alterações, a qualquer tempo, dos mapas de emprego operacionais, observadas a classificação de risco dos postos;

VII – realizar levantamentos de ocorrências influentes na execução da atividade da Guarda Civil de Contagem e tomar as providências cabíveis;

VIII – garantir, por meio de suas ações, a proteção dos bens e instalações pertencentes ao Município;

IX – coordenar as atividades operacionais da Guarda Civil de Contagem;

X – articular-se com órgãos e entidades que atuam no Município visando a implementação de ações interdisciplinares próprias da Guarda Civil de Contagem;

XI – acompanhar ou participar de campanhas educacionais relacionadas à defesa social realizadas no Município;

XII – zelar e responder pelo patrimônio público colocado à sua disposição;

XIII – articular e colaborar com outras unidades da Secretaria Municipal de Defesa Social em assuntos de sua competência;

XIV – realizar a coordenação geral da Central de Coordenação e Operações – CCOP;

XV – assessorar o Comando da Guarda Civil de Contagem em assuntos de sua competência;

XVI – coordenar a escala de trabalho dos Guardas Civis; e

XVII – executar outras atividades correlatas.

Responsável: Diretor Antônio Marcos Moreira Dias

Contato: antonio.dias@contagem.mg.gov.br