Semana Cultural da Mulher foi encerrada nesta sexta (11/3) com apresentação da Banda da Guarda Civil

Banda de Música - 12/03/2022, 10:40:25 - Repórter:

Encerrando a programação cultural em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, promovida pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, a Banda da Guarda Civil fez uma apresentação especial, nesta sexta-feira (11/3), que emocionou e colocou o público para dançar no hall da sede administrativa.

Já no início da apresentação uma uma surpresa: o maestro Teotônio entregou sua batuta a cinco mulheres, que regeram a banda durante a performance. Para ele, isso apenas ilustra que a mulher pode estar onde ela quiser. “As mulheres podem e devem ocupar todos os lugares. Esse gesto é uma homenagem a estas que aqui participaram e a todas as demais, que engrandecem a corporação e abrilhantam, com talento e competência, a nossa profissão”, destacou. Regeram a banda nesta sexta-feira, as guardas Cláudia, Janice, Kerolen, Ana e Cristiane.

“A luta da mulher precisa ser constantemente construída. Ainda hoje nós passamos por diversas situações desnecessárias, sexistas, machistas, preconceituosas. Vibramos pelas vitórias, mas temos consciência que há, ainda, muito a ser conquistado, a fim de conseguirmos um equilíbrio social, seja em salários, em oportunidades, mas também quanto ao respeito e posicionamento e importância da mulher na sociedade, seja no cuidado de casa, no planejamento de uma cidade ou na gerência de um país”, destacou a secretária de Cultura, Monique Pacheco.

Semana de atrações

A programação teve início no dia 5/3 , com a realização, na praça da Jabuticaba, o “Ateliê Aberto de Pintura”, no qual participaram artistas com ligações profissionais importantes com a cidade, como Aline Reis, Iara Abreu, Ângela Granato e Iara Rodrigues. Os trabalhos produzidos seguiram para a Casa Amarela, onde ficarão expostos, gratuitamente, até o final do mês. A entrada é gratuita e não necessita ser agendada. A Casa Amarela está situada na rua Dr. Cassiano, 120, no Centro.

Ao longo da semana, ocorreram exposições, apresentações cênicas, recitais e musicais na sede da Prefeitura, por onde passaram artistas como Luiz Maia, Gilmara Santos, Marilda Brito, Cristina Afro e Djenane Vera. O teatro do grupo “Agente em Cena” também marcou presença. As cantoras Gláucia Helena e Karol Maia animaram servidores e pessoas que passaram pelo hall da Prefeitura, com músicas conhecidas e ritmos variados.

No auditório, a interpretação de Lenna Santos, em seu musical “Elas por Elas”, emocionou o público ao contar e cantar a vida e obra de artistas nacionalmente conhecidas, como Chiquinha Gonzaga, Clara Nunes e Elis Regina. A apresentação do curta-metragem “Corpo Manifesto”, provocou discussões sobre os desafios das mulheres e pessoas que se identificam com o gênero feminino diariamente na sociedade e como lidam com isso.

Importante ressaltar a apresentação do Projeto do Edital Economia Criativa – Movimenta Mulheres, que ocorreu no Dia Internacional da Mulher (8/3), durante reunião aberta do Conselho Municipal de Mulheres. O projeto prevê a capacitação de cerca de 100 mulheres  vítimas de violência doméstica e/ou em situação de vulnerabilidade social a fim de viabilizar a autonomia financeira  das mesmas por meio de novas possibilidades empreendedoras.

Clique aqui e acesse a Galeria de Fotos 1.

Clique aqui e acesse a Galeria de Fotos 2.

Banda de Música - 12/03/2022, 10:40:25 - Repórter: