Pela primeira vez Guarda Civil de Contagem nomeia uma mulher para comandar corporação

Comando - 13/06/2023, 13:17:20 - Repórter:

A Guarda Civil de Contagem está sob nova direção. Pela primeira vez, desde a sua criação, há 17 anos, uma mulher assumiu o comando da corporação. Anita de Carvalho, no último dia 7 de junho, foi nomeada pela Prefeitura de Contagem a nova comandante da Guarda Civil de Contagem (GCC) e  se tornou a primeira mulher na história do município a ocupar o cargo. O ato foi publicado no Diário Oficial de Contagem (DOC), edição 5573, página 7.

A nova comandante da corporação chegou à Guarda em 2006 e fez parte da primeira turma da instituição. Depois de um ano, ocupou cargo de confiança de chefe de grupamento da GCC. Em 2021, foi nomeada para o cargo de subcomandante da Guarda Civil.

Ao longo dos 17 anos, Anita exerceu as funções de coordenadora da Central de Comunicação e Coordenação (CCOP),  Comissão Processante – Corregedoria da Guarda Civil, Coordenação-Geral de Turno – Fiscop; instrutora de comunicação operacional e armamento e fez parte da comissão de criação do estatuto da Guarda Civil de Contagem.

Como subcomandante, Anita ajudou a estabelecer normas que asseguraram qualidade e segurança no ambiente de trabalho para a guarda civil gestante com filho de até seis meses de idade. Além disso, foi responsável, também, pela criação do laboratório de inovação da Guarda Civil, ambiente colaborativo que busca fomentar a criatividade, a experimentação e a inovação, por meio da adoção de metodologias ativas e da cocriação na resolução de problemas.

Juntamente do comando da Guarda Civil, trabalhou na inauguração da piscina e da academia do Centro Integrado de Defesa Social (Cids), e na criação do plano de carreiras, tendo como prioridade a saúde e a caminhada profissional do servidor da Guarda Civil.

A nova comandante está ansiosa para os próximos passos, destacando os desafios e responsabilidades do cargo: “Estou honrada com o convite de participar da gestão, inicialmente como subcomandante e, agora, assumindo o comando da Guarda Civil. Sei dos desafios que virão e da responsabilidade de estar à frente desta valorosa corporação”, ressalta.

Ela acredita que seu exemplo possa inspirar outras mulheres a trilhar caminhos semelhantes. “Quero incentivar mais mulheres a ocupar cargos de gestão. Valorizar nosso efetivo prezando pela qualidade de vida. Além disso, pretendo ampliar as frentes de integração a fim de cumprir nosso objetivo: cuidar das pessoas”, explicou.

Wedisson Silva, então Comandante, irá ocupar agora o cargo de Corregedor da Guarda Civil Municipal de Contagem.

Repórter: Estagiário Samuel Faria, supervisionado pelo jornalista João Cavalcanti

Comando - 13/06/2023, 13:17:20 - Repórter: