Patrulha mantém operações para contribuir com a queda da Taxa de Transmissão (RT)

Notícias - 19/07/2021, 17:02:25 - Repórter:

Ainda que os indicadores epidemiológicos na cidade estejam melhorando e vacinação avançando, é importante lembrar que a pandemia ainda não acabou. Por isso, a Patrulha Pacto pela Vida continua promovendo rondas e operações nos principais corredores comerciais da cidade e em áreas de sítios.  

A intenção é manter em queda os indicadores da pandemia e a taxa de transmissão (RT), exigindo que comerciantes e população em geral cumpram as regras do atual Decreto 182/21, especialmente em relação aos protocolos sanitários e aos horários de funcionamento das atividades econômicas.  

Nesta última operação, realizada entre os dias 14 e 18/7, a equipe fiscalizou mais de 120 estabelecimentos na cidade, sendo que apenas 19 foram notificados para que possam se adequar e evitar o descumprimento da lei; três foram multados e 1 interditado por descumprimento das normas estabelecidas no decreto e das medidas sanitárias, de forma reiterada. 

“Em relação às aglomerações e festas clandestinas, a patrulha continua com o mesmo rigor, interrompendo e multando os responsáveis, que podem inclusive responder criminalmente pelo fato por meio da atuação do Ministério Público”, destaca o comando da Guarda Civil de Contagem.  

De acordo com o decreto, ainda permanecem proibidos o funcionamento de boates, casas de shows e festas com venda de ingresso. Somente estão permitidas festas em “buffets e espaços infantis” até às 23h, com duração de no máximo cinco horas. O horário de funcionamento de bares e restaurantes também foi ampliado, podendo abrir todos os dias, das 7h às 00h.   

Composta por oficiais da Guarda Civil de Contagem, da Polícia Militar e fiscais de Postura, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, com a apoio da Transcon, a “Patrulha Pacto pela Vida” promove operações noturnas semanalmente, de quinta a domingo. Durante o dia, a fiscalização é feita pela Guarda Civil com apoio da Vigilância Sanitária.  

A equipe reforça a importância das denúncias, que podem ser feitas anonimamente por meio da central 153. 

Repórter: Carol Cunha

Notícias - 19/07/2021, 17:02:25 - Repórter: