Patrulha de Proteção à Mulher leva informação e conscientização a vários locais da cidade

Notícias - 28/03/2022, 10:16:33 - Repórter:

Durante o mês de março, a Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Civil de Contagem desenvolveu uma série de atividades preventivas e comunitárias, que colocaram em pauta reflexões acerca da relação entre segurança pública e combate à violência contra mulheres.

Além do evento “Mulheres, segurança e um bom café”, promovido em alusão ao Dia Internacional das Mulheres (8/3), a equipe do Serviço de Proteção à Mulher da Guarda Civil realizou um ciclo de palestras em vários órgãos municipais e da iniciativa privada, debatendo temas pertinentes à causa.

Nos conjuntos habitacionais, por exemplo, no Residencial Nossa Senhora da Conceição, localizado na Regional Sede, e no Residencial Caiapós, na Regional Nacional, a palestra trabalhou a temática da “Violência doméstica: fazer o que?”. Na Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II – Amonp, no Senai/Cedetem e na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg, a equipe levantou questões relacionadas à “Drogas e Juventude”. E, na Transcon, foi colocado em pauta o tema “Importunação sexual”.

De acordo com a chefe de gerenciamento e coordenadora da Patrulha de Proteção à Mulher, Luciana Feliciano, o objetivo deste trabalho foi levar informação e incentivar a conscientização da sociedade, visando sobretudo a redução dos casos de violência contra a mulher. As palestras, segundo Feliciano, foram também uma oportunidade para apresentar a rede proteção à mulher disponibilizada pelo município.

“Estatísticas mostram que, a cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física e verbal em seus lares, nos locais de trabalho, de estudos e nas ruas das cidades brasileiras. Portanto é fundamental que façamos, cada vez mais, ações educativas no sentido de dialogar e orientar a sociedade, especialmente, mulheres e meninas. É fundamental que elas conheçam e saibam como, quando e onde podem buscar proteção e amparo”, destacou a coordenadora.

Além da Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Civil e de equipes da Secretaria de Defesa Social, as ações contaram com apoio da Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres/Espaço Bem-Me-Quero, da Subsecretaria de Habitação e da instituição Ângulo Social.

Repórter: Carol Cunha – Foto: Equipe Defesa Social/PMC

Notícias - 28/03/2022, 10:16:33 - Repórter: