Operação Pacto pela Vida encerra eventos com aglomeração e multa organizadores

Notícias - 13/09/2021, 16:39:51 - Repórter:

Eventos clandestinos, aglomerações e violações aos protocolos de segurança de prevenção à Covid-19 continuam sendo rigorosamente fiscalizados pela equipe de Patrulha “Pacto pela Vida”, que segue vigilante para que os dados epidemiológicos permaneçam em queda.

Neste último final de semana (10,11 e 12/9), a equipe, que é composta pela Guarda Civil, Polícia Militar, agentes da Transcon e fiscais da Prefeitura, encerrou dois eventos irregulares que, além de permitirem a aglomeração, não adotaram nenhuma recomendação sanitária para evitar a contaminação pela Covid-19, como uso de máscara facial e álcool gel.

Na noite do último sábado (11), a operação desmobilizou uma festa com cerca de 400 pessoas, promovida no bairro Novo Progresso. Quando a equipe chegou ao local, uma banda de pagode estava tocando e, na apuração com os participantes, logo em seguida começaria um baile funk.

O estabelecimento não possuía alvará de funcionamento e já havia sido interditado. Por ser reincidente, o local foi embargado e receberá multa. As multas aplicadas podem chegar a R$ 14 mil, por parte da Fiscalização de Posturas, e até R$ 35 mil por parte da Secretaria de Meio Ambiente. Ambas autuaram o responsável pelo evento.

Já no domingo (12), uma denúncia anônima levou a equipe ao bairro Maracanã, onde ocorria uma festa chamada “Cavalgada das Meninas” com cerca de 700 pessoas. Assim como no sábado, além da aglomeração, os participantes não utilizam máscaras e tão pouco adotavam medidas de distanciamento social. A festa foi encerrada e as pessoas foram dispersadas.

Em Contagem, atividades comerciais, como boates, danceterias, salões de dança, casas de shows; eventos sociais com venda de ingressos (shows, raves, bailes funk e similares); e feiras empresariais itinerantes permanecem proibidas. As demais atividades econômicas foram autorizadas a funcionar sem restrição de dia e horário, desde que cumpram os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, conforme estabelece o Decreto Municipal nº 280, publicado no dia 13 de agosto.

Além das festas clandestinas, a equipe da patrulha fiscalizou 83 estabelecimentos, notificou 16 e embargou 11.  Neste último domingo (12), a equipe também fiscalizou a orla da Lagoa Várzea das Flores; apenas um estabelecimento (bar) foi notificado porque não tinha alvará de funcionamento. A utilização de toda a região da orla, inclusive o funcionamento de bares e restaurantes foi permitido com a publicação do decreto nº 280. A nova flexibilização dependerá da evolução dos dados epidemiológicos da pandemia e da disponibilidade assistencial do município.

Denúncia 153

A Patrulha “Pacto pela Vida” reforça a importância das denúncias pela população, de desrespeito às regras em vigor no município durante a pandemia, que podem ser feitas anonimamente por meio da Central 153.

Repórter: Carol Cunha

Notícias - 13/09/2021, 16:39:51 - Repórter: