Operação contra roubo de fios de cobre é realizada em ferros-velhos da cidade

Comando - 02/06/2023, 13:10:10 - Repórter:

A Prefeitura de Contagem segue trabalhando para garantir a segurança e o bem-estar da população, bem como impedir ações que causam transtornos e prejuízos aos moradores da cidade. Durante toda a manhã de quinta-feira (1º/6), a Guarda Civil de Contagem realizou, junto com outras forças de segurança e órgãos de fiscalização, a primeira fase da Operação Hefesto, com objetivo principal de coibir o furto, a compra e a venda de fios de cobre no município. 

Para a organização da operação, os serviços de inteligência das instituições envolvidas fizeram um levantamento de locais que poderiam favorecer o comércio ilegal de fios de cobre. Nove estabelecimentos foram identificados e oito vistoriados, pois um deles estava fechado no momento da operação.

De acordo com o comandante da Guarda Civil, Wedisson Luiz da Silva, a integração das forças de segurança foi fundamental para traçar estratégias certeiras. “O serviço de inteligência atua de forma a garantir um trabalho que traga respostas para a sociedade”, ressaltou.

Um dos espaços fiscalizados foi um ferro velho localizado no bairro Riacho. Toda a documentação e o trabalho realizado estavam legalizados. Para Marluce dos Santos, proprietária do local, é preciso seguir a legislação. “Vale a pena fazer tudo certinho”, ressaltou.

Ao todo, seis locais foram autuados pela Semad e cinco pela SMDUH. Foram encontradas 12 placas de sinalização de trânsito que foram redirecionadas para a Transcon.

A operação contou com a participação das polícias Civil e Militar de Minas Gerais, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), além da Copasa. O nome escolhido, Hefesto, nome do deus do fogo, dos metais e da metalurgia, foi escolhido para designar a ação por ter relação com o cobre contido nos cabos. 

Repórter: Luciana Rocha / Edição: Ana Paula Figueiredo

Comando - 02/06/2023, 13:10:10 - Repórter: