Novos projetos e eventos marcam 17 anos da criação da Guarda Civil de Contagem

Ação Social - 30/09/2022, 09:51:00 - Repórter:

Com o papel de proteger a comunidade e zelar pelo patrimônio público, a Guarda Civil de Contagem se consolida cada vez mais com uma força de segurança voltada para o policiamento preventivo e comunitário. Em outubro, no próximo dia 10/10, a corporação completará 17 anos.

Para celebrar a data uma série de atividades estão programadas para acontecer ao longo do mês, com início na próxima segunda-feira (3/10). Entre as novidades, a Guarda Civil ganhará uma academia com aparelhos novos e modernos. O espaço, localizado na Secretaria Municipal de Defesa Social, será inaugurado no dia 10/10, às 9h. A academia ficará ao lado da piscina olímpica, que também será reaberta para uso após ficar dois anos interditada em função da pandemia. Essas iniciativas visam fortalecer a saúde mental e física do servidor.

No dia 21/10, acontecerá o lançamento do Projeto Juventude Cidadã. Idealizada pela Subsecretaria Municipal de Segurança e Prevenção em parceria com a Patrulha Escolar, o projeto pretende desenvolver ações que tem por finalidade construir espaços de participação para adolescentes e jovens, com o foco na prevenção às violências e na promoção de territórios seguros. Para saber das demais atividades, confira abaixo a programação completa.

Mais segurança e monitoramento

Atualmente, a instituição possui um efetivo de 396 policiais e conta com 40 viaturas e 15 motocicletas.  Sua estrutura se divide em grupamentos especializados e projetos de prevenção à criminalidade e participação comunitária.

Neste ano, após a flexibilização das atividades comerciais e a redução dos casos de Covid-19, uma das principais ações da Guarda Civil foi a implantação de um plano de reocupação dos espaços públicos, que voltaram a ser reutilizados pela  população. Muitos deles inclusive receberam investimentos da atual gestão, como a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira e o Museu Casa de Cacos.

Essa reocupação vem ocorrendo de forma gradual, a partir do patrulhamento preventivo com rondas diárias realizadas a pé ou por viatura, sempre com a missão de garantir a integridade desses espaços e equipamentos públicos. Além disso, há em curso um projeto de ampliação do videomonitoramento da cidade, cujo objetivo é fazer uma espécie de cercamento digital, controlando as entradas e saídas do município.

Esse projeto prevê, inicialmente, a aquisição de 400 novas câmeras, e posteriormente, de mais 2 mil aparelhos. A intenção é que o município passe de 130 câmeras para 3 mil. A expectativa é que elas sejam instaladas no que quem vem,  em unidades de saúde, praças, escolas, prédios públicos, abrigos municipais, hospitais e corredores de trânsito.

A Guarda Civil de Contagem vem investindo também no patrulhamento regionalizado e descentralizado, bem como na reformulação dos grupamentos especializados, como ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e o Grupamento Ambiental. A intenção é ampliar sua capacidade de atuação, agilizando o atendimento da população. Mais de 6 mil ocorrências foram registradas pela Guarda Civil no período entre janeiro a setembro deste ano.
Programação do aniversário da Guarda Civil

Data: 03/10 – Horário: 8h

Homenagem para as mulheres Guarda Civis

Visita guiada – Participação da Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra

Data: 10/10 – Horário: 9h

Inauguração da academia – piscina

Data: 11/10 – Horário: 8h30 às 15h

Jogo de Futebol e Confraternização

Local: Gremig Sede Campestre

Endereço: Via Ver. Joaquim Costa, 2105 – km 2,5 – Campina Verde, Contagem – MG.

Data: 13/10 – Horário: 8h

Culto inter-religioso

Data: 21/10 – Horário: 9h

Lançamento do Projeto Juventude Cidadã