Mais segurança: Guarda Civil de Contagem recebe novo lote de coletes balísticos

Comando - 11/08/2023, 11:24:37 - Repórter:

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), recebeu, nesta semana, um lote com cerca de 66 coletes balísticos, que serão utilizados pelos agentes da Guarda Civil de Contagem (GCC) nos próximos dias, proporcionando aos agentes uma maior segurança no trabalho do dia a dia.

A comandante da Guarda, Anita de Carvalho, comentou que os equipamentos serão empregados nas atividades operacionais, garantindo aos agentes uma tranquilidade maior para o trabalho, principalmente nas ações envolvendo eventos e policiamento preventivo nos espaços públicos de sua competência. “A Guarda Civil de Contagem, capacitada e equipada, propicia a prestação de serviço público mais qualificado à população”, destacou.

Na opinião da gerente de Proteção Escolar, Renata Nunes de Jesus, ter equipamentos novos e de qualidade é fundamental para o melhor exercício do serviço. “Ficamos agradecidos pelo compromisso da Prefeitura. Foi de suma importância o investimento na compra dos coletes balísticos, pois são equipamentos de segurança importantes que garantem a nossa sobrevivência em uma situação de prevenção e ação”, explicou.

Os coletes são equipamentos de proteção individual, inerentes às atividades profissionais, que reduzem os riscos de lesões fatais que podem acometer os agentes de segurança pública. Eles estão sendo registrados no acervo de equipamentos e materiais da instituição e já estão em processo de liberação para disposição do efetivo para  cautela.

Renovação

A Guarda Civil de Contagem capacitou 100 agentes no que diz respeito ao processo obrigatório de renovação do porte de arma de fogo. Eles passaram por avaliações teóricas e práticas, que aconteceram no final de junho e início de julho passado.

O processo de renovação é previsto em legislação e consiste em quatro etapas: avaliação psicológica, teórica, prática, além da entrega de documentos.

Ações da Guarda Civil na 17ª Parada do Orgulho LGBT+

No domingo (6/8), Contagem recebeu a 17ª Parada do Orgulho LGBT+ na avenida João César de Oliveira e, mais uma vez, a Guarda Civil esteve presente para garantir a segurança das pessoas que participaram do evento para celebrar a vida e as conquistas da comunidade.

A chefe de grupamento da Guarda, Jaqueline de Assis Castro, enfatizou que a segurança dos partícipes foi garantida e não houve registros de intercorrências. “Mais uma vez o evento trouxe alegria e contagiou muitas pessoas, sem que houvesse alguma situação que impedisse a realização”.

A Guarda Civil atuou de forma estratégica na garantia da segurança de todos os participantes da Parada LGBT+. As ações envolveram o emprego do efetivo a pé, motorizado e com a utilização de tecnologia para cobertura operacional de todo perímetro do evento.

Agentes participaram de capacitação LGBTQIAPN+

Cerca de 60 agentes da Guarda Civil, realizaram uma capacitação, em julho, com a delegada Larissa Mascotte Carvalhaes, que abordou a temática LGBTQIAPN+. Durante a capacitação, os guardas tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre formas de tratamento e comunicação durante o patrulhamento nas ruas e eventos na cidade.

Na instrução, foram levantadas as temáticas referentes ao assédio e preconceito para as medidas a serem adotadas diante das possíveis ocorrências durante o evento.

O termo LGBTQIAPN+, que é bastante abrangente no que denomina lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais, sendo que o símbolo “+” abarca as demais orientações sexuais e de gênero, representando pluralidade, foi assunto central para que os servidores fossem preparados para o evento.

Repórter: Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti

Comando - 11/08/2023, 11:24:37 - Repórter: