Inclusão e respeito: Guarda Civil desenvolve ações para humanizar abordagem feita a autistas

Ação Social - 12/04/2022, 16:17:45 - Repórter:

Cerca de 100 pessoas, entre guardas civis, autoridades, profissionais da área de psicologia, representantes de entidades ligadas à causa, participaram nesta segunda-feira (11/4), da palestra “Como lidar com o Autismo”, organizada pela Guarda Civil de Contagem com o intuito de informar,  conscientizar e instrumentalizar a sociedade, especialmente seu efetivo para que realize um atendimento cada vez mais qualificado às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista – TEA. 

De acordo com pesquisas recentes, há mais de 70 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo no mundo. Além disso, os casos vêm aumentando a cada ano. Segundo o estudo realizado pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção – CDC dos Estados Unidos, foi registrado no ano passado um aumento de 22% em relação à pesquisa anterior, de 2020. 

“Enquanto agentes de segurança pública devemos reconhecer as adversidades. Hoje, as famílias de autistas têm apostado na socialização e na convivência como parte do tratamento, o que nos exige conhecimento para distinguir situações e sensibilidade para uma atuação humanizada e respeitosa”, explicou o comandante da Guarda Civil, Wedisson Luiz, durante a abertura dos trabalhos. 

Conduzida pelas psicólogas Aline Marinho Barbosa e Luana Goulart Alves, a palestra foi didática e esclarecedora. As especialistas falaram sobre histórico, diagnóstico, tratamento multidisciplinar, fatores de risco, reforçadores, medicação, manejo comportamental, legislação e sugeriram formas de abordagem adequadas em relação a quem está dentro do espectro. “Eu espero que esses minutos, em que estivemos falando, toquem o coração de cada um de vocês para serem pessoas inclusivas, que possam fazer diferença na vida de um autista ou de uma família autista”, destacou a psicóloga Luana. 

Para ela, a abordagem assertiva passa pela humanização e a compreensão das especificidades do espectro. “Não raro é visto, atualmente, notícias acerca do tratamento inadequado e, muitos casos agressivos. É necessário humanizar, e em alguns casos quebrar protocolos rígidos, visando a tranquilidade do autista. A gente precisa entender até onde ele dará conta, buscar uma aproximação gradativa, olhando na altura do olho. São estratégias mais adequadas, que podem dar certo. Respeitar cada um na sua particularidade é o caminho para um mundo inclusivo e melhor”, recomendou a psicóloga. 

Além da bagagem profissional, Aline e Luana dividiram com o público a experiência pessoal de serem mais mães de crianças autistas. Aline contou que, durante um passeio na Feira de Artesanato do Eldorado, por segundos de distração, seu filho se perdeu. “Ao procurá-lo, avistei um guarda civil, que me tranquilizou e acionou outros que encontraram meu filho, próximo ao Big Shopping. Tenho uma enorme gratidão à Guarda e a convicção de que outras famílias podem ser ajudadas”, relatou. 

Marcada por muita informação e conscientização, a palestra contou também com as presenças da presidente do Grupo A+, Josy Silva, e dos Irmãos Mamedes e de seus pais. Os três irmãos, Samuel, Carolina e Ismael possuem Síndrome de Asperger e aguçado talento para o desenho. Suas telas, verdadeiras obras de arte feitas com giz de cera, ficarão expostas no Hall da Prefeitura de Contagem até o dia 27/4. 

Ao final do encontro, a secretária municipal de Defesa Social, Paola Soares, reafirmou que a prestação do serviço público não deve ser automática e que a ocupação do espaço público é um direito de todos, inclusive do autista. “Nós que cuidamos do espaço público, da escola, dos postos de saúde e do trânsito precisamos ter um olhar diferenciado para que sejamos capazes de tomarmos decisões humanas. Parabenizo ao comando, ao setor de capacitação e a todos os envolvidos por essa oportunidade de capacitação. O que a sociedade espera de nós é isso: respeito”, ressaltou. 

Curso de Capacitação

Além da palestra, a Guarda Civil de Contagem irá desenvolver, nos próximos dias, um curso de capacitação (12, 13, 26 e 27 de abril) seguindo a mesma linha, que é a de instrumentalizar e conscientizar os agentes de segurança para que realizem um atendimento qualificado a essa população. A expectativa é treinar cerca de 100 guardas que atuam no patrulhamento de rua, unidades de saúde, escolas e demais prédios públicos abertos à população.  

O curso será ministrado pelo gerente do Centro Especializado em Reabilitação – CER IV, Thiago Martins, e pela psicóloga infantil e neuropsicóloga, Luana Goulart Alves,  na Faculdade Única (rua professor Sigefredo Marquês, 341 – Estância do Hibisco, Contagem). 

Todas essas ações fazem parte da Campanha ”Tudo Azul – Guarda Civil de Contagem pela Conscientização do Autismo”lançada no 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo. 

CLIQUE AQUI para ver as fotos

 

Repórter: Carol Cunha – Foto: Elias Ramos/PMC

Ação Social - 12/04/2022, 16:17:45 - Repórter: