Homenagem às servidoras da guarda, abre as comemorações dos 17 anos criação da Guarda Civil de Contagem

Comando - 04/10/2022, 16:08:36 - Repórter:

As servidoras da Guarda de Contagem receberam, na segunda (3/10), uma homenagem  especial. A atividade integra a programação de 17 anos da criação da Guarda Civil de Contagem e ocorreu no Centro Integrado de Defesa Social – Cids/Secretaria Municipal de Defesa Social, durante a cerimônia de hasteamento das bandeiras. 

Alunos da banda da Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra embalaram a homenagem com canções populares, como Garota de Ipanema e Eu só quero um xodó. 

A guarda Jaqueline de Assis integra a guarda há quatorze anos e falou da satisfação de fazer parte da instituição. “Eu me orgulho muito de ter entrado em uma instituição, que presta serviços essenciais à população. Vejo que é muito importante a participação das mulheres e, agora, com essa gestão de mulheres, está mais frisada a importância da presença feminina”. 

As homenagens às servidoras da guarda foram feitas pelo comandante da Guarda Civil, Wedisson Luiz, pela secretária Municipal de Defesa Social, Viviane França e pelos 

O comandante Wedisson Luiz afirmou que iniciar as comemorações dos 17 anos homenageando as mulheres da guarda é um fato admirável. “Nós resolvemos iniciar as comemorações do aniversário da guarda, homenageando e dando destaque a essas meninas, mulheres, guerreiras, fortes e dedicadas. Vocês cumprem jornadas diversas, com o papel de mãe, de filhas e ainda vêm aqui prestar serviço à comunidade, isso é um fato admirável. A guarda não seria a mesma sem vocês, que são base da instituição.” 

A secretária Viviane França, destacou que a homenagem reafirma que as mulheres podem estar em qualquer atividade, inclusive em uma instituição de segurança. “Nós temos trezentos e noventa e cinco guardas civis municipais em nosso corpo ativo. Desse quantitativo, nós temos apenas sessenta mulheres. Inaugurar o mês de aniversário de forma, com essas mulheres, é dizer a mulher ela pode estar onde ela quiser, que ela pode ser mulher, ela pode vestir o uniforme da guarda e passar o seu batom, não precisa se descaracterizar. Somos mulheres em posições que foram ocupadas, predominantemente ao longo da vida, por homens. Estamos aqui mostrando para Contagem que a mulher pode, sim, compor uma instituição de segurança”. 

Visita guiada

Os alunos da Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra, participaram da homenagem às guardas e também fizeram uma visita guiada pela Secretaria de Defesa Social – Seds onde puderam conhecer um pouco do trabalho dos agentes da Guarda Civil Municipal e dos técnicos da Defesa Civil, bem como os equipamentos e itens de segurança utilizados por ambas as instituições. 

A estudante Eduarda Zupo falou que a visita fez conhecer mais o trabalho da guarda. “Eu gostei da visita, conheci e entendi como funciona a Defesa Civil, a Defesa Social. Agora que conhecemos a forma deles trabalharem, acho que vão ser mais respeitados ainda. Acho que todo mundo deveria conhecer como funciona o trabalho deles”.

Na cerimônia, estiveram presentes a subsecretária de Segurança Sírlei de Sá Moura; os coordenadores de Proteção e Defesa Civil, Renato Carlos da Silva; e da Guarda Civil de Contagem, Marcelo Aguiar; o diretor de Operações Institucionais, Osmar Enoque Mota Filho; e a vice-diretora da Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra. 

Clique aqui e confira as fotos.

Autor:Estagiário Wendell Rafael sob supervisão da jornalista Ana Paula Figueiredo

Comando - 04/10/2022, 16:08:36 - Repórter: