Guarda Civil treina cães para atividades educativas e patrulhamento preventivo

Canil - 29/06/2021, 11:59:50 - Repórter:

A Guarda Civil de Contagem continua treinando cães para atividades educativas e patrulhamento preventivo. Nesta terça-feira (29/6), a secretária de Defesa Social de Contagem, Paola Soares, acompanhou o treinamento dos cães que integram o Canil da Guarda Civil de Contagem. Criado em 2016, o canil conta atualmente com cinco cachorros, sendo dois da raça Border Collie, um Pastor​ Belga Malinois, um Pastor Alemão e uma fêmea da raça Labrador. 

O treinamento começou pelos Border Collie, Maya e Paçoca, que são ensinados a encontrar objetos, atender comandos básicos e a saltar e a passar por obstáculos em um circuito desenvolvido especialmente para os treinamentos e adestramentos no canil.  

De acordo com um dos instrutores do espaço, o chefe de grupamento da GCC, Ronei Araújo, os cães Maya e Paçoca são inteligentes, dóceis e alegres. “É uma raça que interage facilmente e que gosta de brincadeiras e atividades físicas. Na guarda, eles são tratados como integrantes e, em breve, com o fim da pandemia, espero que possam participar de eventos e palestras em escolas e praças para divulgar as ações preventivas da instituição e de respeito aos animais”, informou . 

Maya está há um ano e três meses no Canil, e Paçoca há 2 anos e cinco meses. A expectativa é de que eles auxiliem no desenvolvimento de atividades de cunho educativo.  Após a saída dos Border Collie, foi a vez dos agentes treinarem Rock, o Pastor​ Belga Malinois, utilizando comandos de avançar, morder e largar. 

Ele, assim como o Pastor Alemão, são cães de patrulhamento e proteção preventiva. Somente Hanna, da raça Labrador, é treinada para farejar.  “Diferente dos Border Collie, eles recebem um treinamento diferenciado voltado para o condicionamento físico, obediência, abordagens, buscas e patrulhamento”, explicou o chefe do grupamento, Lecy Bassoto, que é também responsável pelo adestramento dos animais. 

Para a secretária Paola Soares, é impossível não se encantar com o trabalho realizado pela equipe do Canil. “ Eu fico feliz em ver pessoas trabalhando para além do salário porque gostam e amam o que fazem. Trabalham pelo sentido e pelo que acreditam e, hoje, eu consegui perceber isso aqui. Sabemos que o percurso não é fácil, mas podemos dar um passo de cada vez, sem perder a capacidade de sonhar.  Quando a pandemia acabar, espero que possamos levar esse projeto para as praças, escolas e áreas públicas, estabelecendo uma identidade da Guarda com a cidade, mostrando que a instituição protege, mas também acolhe e educa”, ressaltou a secretária ao final da visita.  

Na Guarda Civil de Contagem, para se tornar um instrutor de cães, é necessário passar por cursos de formação.  Atualmente, oito integrantes da corporação compõem a equipe do Canil. “Todos são capacitados para acompanhar, cuidar e resguardar o animal. Já fizemos curso em São Paulo e no  Rio de Janeiro, já fomos qualificados pela Guarda Civil de Guarulhos e de São João do Meriti. Em primeiro lugar, buscamos ofertar amor, para só então ofertar  o treinamento”, destacou o chefe de treinamento, Ronei Araújo. 

Repórter: Carol Cunha

Canil - 29/06/2021, 11:59:50 - Repórter: