Guarda Civil realiza pesquisa com mulheres para compreender os desafios da segurança pública

Notícias - 20/08/2021, 16:15:50 - Repórter:

Você se sente segura? Essa indagação foi uma das 13 perguntas feitas por agentes da Guarda Civil de Contagem a mulheres que passavam pela avenida Antônio José da Rocha e pela praça 21 de Abril, na região da Ressaca, nesta sexta-feira (20/8).

A abordagem faz parte do Projeto “A Patrulha da Mulher Quer Saber”,  do eixo “Contagem Segura”, e visa coletar dados e percepções deste público sobre a segurança de modo geral, a fim de compreender onde estão os locais de insegurança, quais são as queixas mais comuns e quais são as sugestões para garantir mais proteção e tranquilidade.

O projeto pretende compreender melhor as deficiências do espaço público e do ambiente doméstico em que a mulher contagense está inserida.

Todas as informações coletadas serão utilizadas para construir um diagnóstico regionalizado.  “A ideia é que esse diagnóstico nos ajude a propor ações e serviços que estejam alinhados com a necessidade das mulheres, para que elas se sintam seguras ao transitar e passear pela cidade e, também, para que se sintam acolhidas pelo poder público, quando assim precisarem”, salientou a subsecretária de Prevenção, Daniela Tiffany.

Além da abordagem, cartazes e panfletos foram distribuídos e fixados em comércios. “Esse material contém QR Code, que dá acesso à pesquisa. Dessa forma, as mulheres podem acessá-la por meio do celular e preenchê-la a qualquer momento”, explicou a coordenadora da Patrulha de Proteção à Mulher, a Guarda Civil Luciana Feliciano.

Para ela, o projeto norteará e fortalecerá o trabalho da patrulha. “Nossa intenção é implementar ações que possibilitem à mulher circular, usar, ocupar, usufruir, desfrutar e viver na cidade de Contagem com igualdade de oportunidade e direitos”.

Para a moradora Josefa de Lourdes Pereira Gomes, que fez questão de participar da pesquisa, a insegurança está relacionada com o uso de entorpecentes. “A aplicação desse questionário é interessante. Com meus 56 anos vividos, o que vem destruindo famílias é o consumo de drogas por jovens e adolescentes. Eles acabam roubando para comprar a droga e fazendo o bairro ficar mais perigoso e inseguro. Quando a Guarda está nos parques e em praças, sentimos mais seguras”, opinou.

A pesquisa será estendida a outras regiões da cidade. A expectativa é que mulheres de todas as partes tenham a oportunidade de participar.

Campanha Agosto lilás

O projeto de abordagem visa reforçar a Campanha “Agosto Lilás”, que faz alusão ao aniversário de duas importantes legislações: a Lei Maria da Penha (11.340/06), que completou 15 anos no dia 7/8, e a lei 23.144 de 14/12/2018, de autoria da prefeita Marília Campos, como então deputada estadual, que instituiu o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em Minas Gerais. A Campanha “Agosto Lilás” foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.

Patrulha de Proteção à Mulher

A patrulha passou por uma reformulação de trabalho, compondo uma das ações do eixo “Cidade Segura”, proposto pela atual administração em que coloca as políticas públicas para as mulheres como prioridade na agenda governamental.

A Patrulha de Proteção a Mulher da Guarda Civil é uma viatura que conta com uma plotagem específica para reconhecimento do público em geral, fortalecendo a percepção da população contagense sobre a existência de um serviço próprio para mulheres no município.

O objetivo do trabalho é atuar em ações educativas e preventivas para informar, conscientizar, dialogar e orientar os cidadãos sobre serviços existentes na cidade, direcionado para mulheres e meninas.

Notícias - 20/08/2021, 16:15:50 - Repórter: