Guarda Civil e Marinha do Brasil promovem ação educativa com alunos da E.M. José Silvino Diniz

Ação Social - 26/09/2022, 13:52:00 - Repórter:

A convite da Secretaria Municipal Defesa Social, uma equipe da Marinha do Brasil visitou a Escola Municipal José Silvino Diniz, no bairro Solar do Madeira, na última sexta-feira (23/9), com o intuito de esclarecer, aos estudantes do 5º ano, o papel  e as atribuições desempenhadas pela Marinha, especialmente na fiscalização de lagoas, represas, rios e mares. Com o viés educativo, a palestra buscou compartilhar os principais cuidados que os banhistas precisam adotar para evitar acidentes na água e poluir o meio ambiente.

Após a palestra, a equipe da Marinha levou os estudantes e professores até a Lagoa Várzea da Flores para conhecerem a embarcação utilizada na fiscalização e entenderem, na prática, como a Marinha atua. “Durante as abordagens, seja ela feita com em jet ski ou lancha, sempre solicitamos a documentação do condutor e da embarcação. Não é permitido navegar ou pilotar sem habilitação”, explicou o sargento Rodrigues.

Para ele, a fiscalização é fundamental para garantir a segurança de todos que estão na água. “Trabalhamos para isso: proteger a vida e preservar a natureza e ecossistema de lagos, rios e oceanos”.

A diretora da escola, Maria do Carmo, ressaltou que a visita da Marinha foi importante e contribuiu para o fortalecimento  do vínculo dos estudantes com a lagoa. “É um estímulo quanto ao cuidado com a região onde moram e onde se divertem. Pela proximidade com a lagoa, muitos desses estudantes frequentam o espaço, e precisam ser responsáveis pela preservação”, destacou.

Também presente à visita, a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, reiterou que a Marinha do Brasil é uma importante parceira do município e da Guarda Civil, principalmente nos períodos de maior utilização da Lagoa Várzea das Flores, como no verão. “É fundamental que as instituições trabalhem de forma coordenada, visando à segurança e à tranquilidade dos banhistas para que estes possam usufruir deste bem, mas com respeito e prudência”, salientou a secretária, agradecendo a disponibilidade da Marinha em trazer mais conhecimento para os estudantes.

Repórter: Carol Cunha

Ação Social - 26/09/2022, 13:52:00 - Repórter: