Guarda Civil de Contagem receberá capacitação baseada nos direitos humanos e promoção da cidadania

Capacitação - 22/03/2023, 09:38:19 - Repórter:

Iniciativa visa qualificar ainda mais o serviço prestado pela corporação aos contagenses

Foi realizado, na manhã de segunda-feira (20/3), o lançamento do curso de Aperfeiçoamento Técnico Profissional (ATP), pela Guarda Civil de Contagem, que terá como principal objetivo trabalhar no nivelamento e aprimoramento teórico e prático de todo efetivo da corporação, com preceitos baseados na proteção dos direitos humanos e promoção da cidadania. 

Ao todo, 26 turmas irão compor o ciclo de capacitação que será realizado durante todo o ano de 2023. Os cursos contarão com palestras temáticas, seminários, atividades nas modalidades presenciais e à distância, atendendo às exigências anuais previstas nas legislações vigentes. 

Segundo o gerente de Ensino e Capacitação da Guarda Civil de Contagem, João Alves, “o curso terá um corpo docente qualificado, contando com diversos profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Contagem, bem como, servidores públicos de carreira especialistas das mais diversas áreas”. 

Ainda segundo João Alves, as atividades presenciais ocorrerão por meio de uma parceria nas dependências da Faculdade Única que conta com uma infraestrutura completa e de qualidade. 

Com a inauguração realizada em um mês marcado pela luta dos direitos das mulheres, o evento contou com as palestras “Lei da Maria da Penha: Atuação, Teoria e Prática” apresentada pela advogada Ariane Martins Moreira; e “Enquanto há vida, há esperança” realizada por Lidiane Chagas Araújo.

Para a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, o ATP será uma medida muito importante para garantir o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. “Serão vários cursos de capacitação, numa ementa voltada totalmente para os conceitos de cidadania e garantia dos direitos humanos universais. Direitos da mulher, prevenção à violência contra mulheres e outros grupos sociais, melhores maneiras de abordagem, e muito mais”.

Serão realizados, aproximadamente, três encontros por mês, com 15 guardas em cada turma. As aulas ocorrerão de maneira presencial, de segunda a sexta-feira, além da realização do curso na modalidade de Educação à Distância (EAD), com horas de extensão que deverão contar com palestras temáticas, seminários e outras atividades similares. 

Repórter: Estagiário Samuel Faria sob supervisão da jornalista Ana Paula Figueiredo

Capacitação - 22/03/2023, 09:38:19 - Repórter: