Guarda Civil de Contagem ministra curso de técnicas operacionais a policiais Penais

Notícias - 23/10/2021, 14:10:46 - Repórter:

Policiais penais do Presídio Dênio Moreira de Carvalho em Ipaba, região do Vale do Aço, receberam capacitação de Técnicas Operacionais, ministrado por agentes do grupamento de Rondas Ostensivas Municipal (Romu), da Guarda Civil de Contagem, durante dois dias de estágio. 

Os sete policiais penais receberam a capacitação nos dias 21 e 22/10 em diferentes locais, sendo a aula teórica em uma sala da Faculdade Única, e a parte prática no Museu do Trabalhador de Contagem e no Centro de Instrução Treme Terra (CITT) do Exército Brasileiro. 

Curso é voltado para a capacitação dos policiais penais, que vão realizar o patrulhamento e policiamento no entorno das unidades prisionais e nos locais de interesse da polícia penal, realizando ele de forma segura e dentro da legalidade. 

De acordo com o guarda civil Gustavo Cavalcante, que ministrou uma das disciplinas do curso, é de fundamental importância para ele ministrar o curso para os agentes da polícia penal. “Eu me sinto engrandecido pela oportunidade de realizar e ministrar esse curso, principalmente para a polícia penal, pois é um reavivamento da chama de tempos passados, onde eu estive na Secretaria de Defesa e tive a oportunidade de também contribuir com a segurança pública do estado”, conclui. 

Para o policial penal e aluno do curso, Marcos Vinícius Rodrigues, o curso inicialmente seria para o conhecimento pessoal, pois já é atividade do policial penal de Minas Gerais fazer o patrulhamento no entorno da unidade prisional. “O profissional bem treinado é capaz de desenvolver diversas atribuições. A gente já tem de ir de encontro à evolução do sistema prisional mineiro, e buscando conhecimento em atividades afins, pois possivelmente serão destacadas por nós no futuro”, exalta. 

“Por diversas vezes, agentes que trabalham nos presídios de Minas Gerais, logram êxito na apreensão de ilícitos, pessoas cometendo condutas criminosas. E esse curso é fator preponderante na preparação dos policiais penais a esse tipo de abordagem”, finaliza. 

As disciplinas do curso envolvem a legislação, abordagem veicular, condutas de patrulha e práticas de tiro prático. 

Legislação é a matéria inicial do curso e a mais importante, pois busca o amparo e a legalidade dentro das abordagens realizadas pelos agentes da guarda civil e posteriormente pelos profissionais da polícia penal. 

A matéria abordagem de conceito tático é abordada nas condutas de patrulha, ela é voltada para preservação da vida e para integridade de todos os operadores que ali estão. Visa também preservar a segurança de todos os envolvidos nas abordagens e nas possíveis prisões. 

Repórter: Leonardo Rocha – Foto: Leonardo Moreira Rocha

Notícias - 23/10/2021, 14:10:46 - Repórter: