Guarda Civil de Contagem lidera projeto de implantação de nova plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Capacitação - 01/02/2023, 14:10:17 - Repórter:

Na última semana, a Guarda Civil de Contagem realizou a implantação assistida de uma nova plataforma de segurança do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), juntamente à Guarda Civil de Belo Horizonte. A ferramenta está em uso desde o dia 24 deste mês, após reunião da instituição com outras autoridades de segurança pública.

O projeto faz parte do processo de expansão do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp Cad), no Estado de Minas Gerais. Com a implantação será possível automatizar o atendimento e despacho de ocorrências recebidas, promovendo melhoria nos serviços prestados à população.

Com o uso do Sinesp CAD, as instituições terão acesso ao banco nacional de dados de segurança, possibilitando consultas operacionais, investigativas e estratégicas para a manutenção da segurança dos municípios. A ferramenta também permite o uso do aplicativo Sinesp Agente de Campo para consulta e registro de incidentes, ocorrências, mandados de prisão e o monitoramento de veículos em tempo real.

Os benefícios da ferramenta não ficarão reclusos apenas aos dois municípios. Segundo o gerente de Planejamento da Guarda Civil de Contagem, Renato Aguiar, a instituição contagense está liderando um consórcio entre oito cidades, com o intuito implantar o Sinesp CAD e treinar membros das guardas civis de Betim, Santa Luzia, Sabará, Itabirito, Nova Serrana, Nova Lima, Pirapora e Ribeirão das Neves. “A previsão é que até março deste ano o processo de implantação no primeiro consórcio seja concluído. Em seguida, a Guarda Civil de Contagem iniciará o segundo consórcio com mais nove guardas, com o objetivo de concluir a implantação em 18 cidades ainda no primeiro semestre de 2023”, completa Renato.

A Guarda Civil de Contagem será o principal agente do Ministério Público durante todo o processo de implantação da ferramenta de segurança no Estado de Minas Gerais, com a importante tarefa de também promover a integração com agências de segurança municipais, estaduais e nacionais.

Repórter: Estagiário Samuel Faria, supervisionado pelo jornalista João Cavalcanti

Capacitação - 01/02/2023, 14:10:17 - Repórter: