Guarda Civil de Contagem faz estágio de adestrador de Cães de Guerra no Exército

Canil - 23/09/2021, 16:45:50 - Repórter:

Até 23 de outubro, a 4ª Companhia de Polícia do Exército ministra o estágio de adestrador de Cães de Guerra. Entre os estagiários estão militares do Exército, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Penal, Guarda Civil de Contagem e de Belo Horizonte. Os estagiários terão uma jornada de quarenta dias no Centro de instrução Duque de Caxias do Exército.

O termo “Cães de Guerra”, é usado para cães de emprego militar, cuja atividade, vai desde as funções de cães policiais, como patrulhamento, policiamento de pessoal, guarda de instalações militares, detectores farejadores de drogas, explosivos, até o treinamento para emprego em ações de combate.

O objetivo do estágio de Cães de Guerra é formar operadores habilitados a executar a condução de cães em operações complexas, onde há necessidade do emprego do animal para localização e busca e apreensão. No caso de busca, ela inclui pessoas perdidas e as fugitivas e até localização de corpos.

O Comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz, agradeceu o convite feito pelo Exército Brasileiro para a participação da Guarda no curso, elaborado para instituições parceiras. “O Exército Brasileiro é uma referência quando se fala na qualificação profissional dos nossos guardas. Buscamos o crescimento institucional em todas as nossas áreas. Um exemplo é o canil, onde temos profissionais constantemente capacitados para oferecer ao cidadão, um serviço de excelência”, conclui.

A parte teórica do estágio está sendo ministrada no Centro de instrução Duque de Caxias na 4ª CIA PE, e a prática será em locais de mata, sendo o Parque Fernão Dias e o Centro de Instrução Treme Terra do Exército.

O estágio que começou dia 13/09 tem previsão para acabar no dia 23/10. Dezoito alunos estão em curso, sendo 11 soldados do Exército, um policial militar do Canil, um bombeiro militar, um policial penal, dois guardas civis de Contagem e dois guardas civis de Belo Horizonte.

Por meio do centro de treinamento Vale dos Cães, um policial militar e um médico de santa catarina, Marcos Paulo e Igor Breguez, respectivamente, e o bombeiro militar do Paraná, Diego Fleitux, vieram de forma voluntária para ministrar a matéria odor específico no âmbito da captura e salvamento. “Esse curso é muito importante para as guardas municipais, pois os cães treinados nessa técnica de busca e captura, vão atuar em ocorrências complexas tanto para capturar criminosos que fazem fugas em áreas de mata e em áreas urbanas, e faro de entorpecentes”, afirma Marcos Paulo.

A grade curricular do curso inclui transposição de curso d’água, orientação (diurna e noturna), odor específico e progressão em combate com cães, técnicas de abordagem policial, técnicas de entrevista e revista veicular, noções de captura com cães, noções básicas de veterinária, psicologia canina e comportamento animal.

“Com os desafios que a segurança pública vem apresentando, acredito que o estágio de Cães de Guerra na 4ª CIA PE, está trazendo conhecimentos e renovando didáticas que condizem com a realidade das grandes cidades. O curso vem aprimorar técnicas, adquiridas anteriormente, trazendo novos conceitos para que o canil venha se destacar, pois o conhecimento adquirido será repassado para os membros da instituição”, comenta, Tiago Pereira, representante do Canil da Guarda Civil de Contagem no estágio.

Defesa Social – 23/09/2021, 15:46:12 – Repórter: Leonardo Rocha – Foto: Leonardo Rocha

Canil - 23/09/2021, 16:45:50 - Repórter: