Grupamento Ambiental da Guarda Civil resgata animais silvestres

Ambiental - 16/03/2021, 20:39:53 - Repórter:

O número de animais silvestres encontrados fora de seu habitat cresceu durante a pandemia. Ainda não há nenhum estudo que comprove essa relação: pandemia x tráfico ilegal x abandono. Entretanto, tal fato foi observado pelo Grupamento de Policiamento Ambiental (GPA) da Guarda Civil de Contagem.

Em apenas um mês, do dia 12/02 ao dia 12/03, o GPA resgatou 21 animais silvestres. Seriema, cobra-de-duas-cabeças, papagaio-verdadeiro, mico-estrela são algumas espécies, entre tantos outras, que tiveram a sorte de serem encontradas e protegidas pelo grupamento.

A seriema, por exemplo, foi recolhida na orla da Lagoa Várzea das Flores, após ser atropelada. O mico-estrela, após levar um choque elétrico. Ambos foram encaminhados para clínicas veterinárias parceiras do GPA para medicação e tratamento. O papagaio-verdadeiro, encontrado sem qualquer lesão, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA e a cobra-de-duas-cabeças, encontrada próxima a um banco também sem qualquer ferimento, foi devolvida ao seu habitat natural.

“Fazemos esse trabalho com responsabilidade, cientes que estamos preservando a vida e a segurança destes animais, impedindo que morram ou que sofram maus-tratos”, explicou o chefe de Gerenciamento da Guarda Civil de Contagem, Adrinei Eustáquio. Na maior parte dos casos, o recolhimento de animais pelo grupamento é feito a partir de denúncias ou ligações na Central de Operações da Guarda Civil de Contagem, pelo 153.

De acordo com Adrinei, é fundamental que a população acione a Guarda Civil. “Não é recomendado que o público em geral manuseie animais silvestres ou tente tratá-los. Cada animal requer dieta e tratamento especializados. Deixar o animal quieto é o melhor tratamento possível até que ele possa ser transportado pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil ou Polícia Ambiental”, esclareceu o guarda civil, referindo-se a algumas das recomendações sobre o manuseio de animais silvestres.

Segundo o chefe do GPA, Paulo Loureiro, além da pandemia, o aumento de animais silvestres encontrados fora de seu habitat pode ter relação também com o desmatamento. “Diversas espécies que perdem espaço na natureza acabam dividindo o ambiente urbano com moradores da cidade. Além disso, o tráfico contribui. Nossa intenção é intensificar o combate ao comércio ilegal e coibir maus-tratos aos animais”, destacou Loureiro.

Denuncie

A retirada de animais silvestres do seu habitat, além de causar impactos significativos na fauna e na flora, é considerada crime ambiental grave, pois afeta o ecossistema. Pessoas que mantêm animais irregulares em casa ou deparam com algum animal mantido irregularmente, devem realizar contato na Central de Operações da Guarda Civil, nos telefones: 153 ou 3198-8650.  As denúncias também podem ser feitas pessoalmente em qualquer comando mais próximo da Guarda Civil.

16/03/2021, 14:50:57 – Repórter: Hamilton Reis – Foto: Guarda Civil de Contagem

Ambiental - 16/03/2021, 20:39:53 - Repórter: