Fiscalização da Prefeitura notifica e paralisa parcelamento clandestino de loteamento no Bairro Capim Rasteiro, em Contagem

Ambiental - 11/07/2021, 16:59:01 - Repórter:

Mais um loteamento clandestino, na região de Vargem das Flores, foi impedido pela equipe de fiscalização da Prefeitura de Contagem, neste sábado (10/7). Desta vez, o parcelamento, o desmatamento e a movimentação de terras ilegais estavam acontecendo em grande área na Rua Retiro das Aves, no Bairro Capim Rasteiro.

De acordo com os agentes do Grupamento de Policiamento Ambiental (GPA) da Guarda Civil de Contagem, a guarnição se deslocou ao local assim que recebeu a denúncia, juntamente com os fiscais. Na chegada, eles constataram parcelamento em estágio inicial com máquinas trabalhando, ruas sendo abertas e condutas que se enquadram em crimes ambientais, como supressão de vegetação e ocupação em área de Proteção e Preservação Ambiental (PPA).

No lugar estavam presentes dois homens que se apresentaram como o topógrafo e o advogado da proprietária do terreno. Eles confirmaram que se tratava de um parcelamento, entretanto, não apresentaram licença ou qualquer outro documento municipal que lhes autorize a intervir no local.

A fiscalização então notificou e lavrou um auto de infração, que irá estabelecer multa aos responsáveis caso prossigam com as irregularidades. Na sexta-feira retrasada, a equipe de fiscalização também esteve na região e, assim como nesta ação, precisou notificar e paralisar ocupações irregulares que aconteciam no final da Alameda das Amoreiras, na antiga “Fazenda Várzea do Sapé”.

A Prefeitura, por meio do Comitê de Fiscalização de Contagem (Comfisc), com o apoio da Guarda Civil e de diversas secretarias, tem monitorado constantemente a região de Vargem das Flores para evitar a ocupação desordenada e, principalmente, a degradação ambiental de um dos mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de BH – RMBH.

Repórter: Carol Cunha – Foto: Guarda Civil

Ambiental - 11/07/2021, 16:59:01 - Repórter: