Defesa Social lança projeto de prevenção às violências voltado para adolescentes

Ação Social - 24/10/2022, 10:15:00 - Repórter:

Lançamento fez parte da programação de aniversário da Guarda Civil

Mais uma importante ação é anunciada no mês em que a Guarda Civil de Contagem celebra 17 anos. Desta vez, a novidade é o projeto Juventude Cidadã, lançado na última sexta-feira (21/10).  Idealizado pela Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Subsecretaria de Segurança e Prevenção, o Juventude Cidadã tem como objetivo incentivar a participação de estudantes, entre 12 e 16 anos, em ações e políticas públicas de segurança pública, que visem o engajamento destes em projetos de prevenção à violência e em iniciativas que estimulem ambientes mais respeitosos e seguros. 

Ele será implementado, a princípio, na Escola Municipal Senador José Alencar, localizada no bairro Sapucaias, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação – Seduc. O projeto compreende encontros com os adolescentes da escola, uma vez por semana, durante três meses e com duração de três horas. Os encontros serão mediados por guardas civis; servidores das superintendências de Prevenção à Violência e de Prevenção ao Uso de Drogas, e por parceiros das redes locais de acordo com as temáticas abordadas. 

A intenção, segundo a secretária de Defesa Social, Viviane França, é ampliar posteriormente para outras escolas, alcançando adolescentes de todas as regiões da cidade. “Nosso objetivo é trabalhar temas voltados à prevenção da violência e que estejam em sintonia com a realidade vivenciada por cada localidade, dentro de um contexto escolar e comunitário”, informou. 

Para ela, o Juventude Cidadã será uma oportunidade para que os jovens conheçam o trabalho da Guarda e da Defesa Civil e possam colaborar na multiplicação de uma cultura de paz.  “Queremos municiar os estudantes de informação e reflexão para que eles sejam o olhar da Guarda Civil no território e para que nos ajudem a proteger a escola e as pessoas da comunidade, compartilhando saberes e conscientização”, destacou. 

A diretora da escola Senador José Alencar, Patrícia Alves, ressaltou que se trata de uma oportunidade ímpar, que precisa ser abraçada por professores e estudantes. “ O Juventude Cidadã é convite para que façamos a diferença e deixemos um legado para outras unidades da rede, que posteriormente serão contempladas. Como gestora acredito na essência e na capacidade que cada estudante desta escola tem de fazer o melhor por ele, por sua família e nossa cidade”, salientou. 

Também presente, a subsecretária de Prevenção e Segurança, Sírlei de Sá Moura, fez questão de agradecer o apoio da Seduc. “Além de discutir segurança, queremos mostrar que a Guarda Civil vai além da função de gerenciar conflitos, é também uma guarda amiga e cidadã, que pode inclusive colaborar com a formação humana destes estudantes adolescentes, ajudando-os a se tornarem líderes e adultos responsáveis e conscientes pelas suas ações”, pontuou.  

Durante o lançamento, que contou com a presença de diversos estudantes, a Guarda Civil apresentou os seus dois novos mascotes, que fazem parte, agora, da equipe de prevenção da Patrulha Escolar, além do cão da raça Border Collie, chamado Paçoca. Ele integra o Canil da corporação e é treinado para a realização de atividades educativas e patrulhamentos preventivos. 

Repórter: Carol Cunha

Ação Social - 24/10/2022, 10:15:00 - Repórter: