Conheça Contagem e sua gente: Anita de Carvalho, a primeira mulher a assumir a Guarda Civil em Contagem

Comando - 07/07/2023, 08:19:14 - Repórter:

Nova comandante da Guarda Civil de Contagem quer inspirar mulheres a assumirem posições de liderança e pretende criar um olhar mais empático para a segurança pública 

A nova comandante da Guarda Civil de Contagem, Anita de Carvalho, tem uma história de lutas, conquistas e de amor com a corporação e a cidade de Contagem. Nascida há 38 anos, em Nova Lima, Anita sempre quis trabalhar na área de segurança pública. Segundo ela, “ser a primeira mulher no cargo de comandante da Guarda Civil de Contagem é inspirador para muitas mulheres e motiva novos olhares para a própria instituição”.   

Quando ainda era estudante de direito, para conciliar os seus estudos e trabalhar, ela teve que deixar o emprego de caixa em um supermercado para estudar para um concurso. Em 2006, ingressou na primeira turma da Guarda Civil de Contagem, onde vem construindo uma carreira de liderança.  

“Escolher esta profissão, para muitas mulheres, pode parecer muito desafiador, porque exige muita dedicação. Por isso, como comandante, pretendo trabalhar para que outras mulheres se sintam encorajadas a assumir cargos de liderança. Estamos plantando sementes, mas temos que oferecer capacitações e um olhar mais empático para as necessidades das mulheres. Escutar, de forma atenta, e respeitar o “lugar de fala” das Guardas é algo muito importante”, ressaltou. 

Em quase duas décadas na corporação, Anita foi subcomandante, passou pela Corregedoria, pela Central de Comunicação e chefia de grupamento, cargos que exigiram sua atuação como liderança de várias ações estratégicas. “Desde que eu entrei na guarda, me senti acolhida e incentivada a me desenvolver. Nunca tive privilégios, mas sim, muito companheirismo dos colegas. Homens ou mulheres, sempre houve um bom relacionamento com todos, em uma relação de respeito e apoio”, contou.  

Segundo Anita, “o trabalho na Guarda, sete dias na semana, 24 horas por dia, virou minha missão. Tanto que meu trabalho final de TCC teve como tema “O papel das guardas municipais na segurança pública”. Hoje, temos uma corporação em pleno desenvolvimento, com muitas ações voltadas para prevenção, que é o nosso papel principal”, destacou.  

Para Anita, uma função fundamental na guarda é integrar a comunidade, o poder público e as forças de segurança em todos os seus níveis. “O nosso trabalho é muito mais que segurança pública. A guarda também atua, por meio da Patrulha Escolar, falando sobre direitos humanos, diversidade, respeito e preconceito, levando informação e formação, principalmente, para adolescentes e crianças, no ambiente das escolas, para combater a violência e promover uma cultura de paz”, pontuou. 

“O principal desafio da segurança pública em Contagem é estreitar, cada vez mais, os laços com a comunidade. A sociedade também precisa participar mais e exercer a sua cidadania, de forma organizada. Umas das formas que vejo para ampliar este trabalho é por meio da atuação dos conselheiros, que trabalham de forma regional, para aumentar o fluxo de informações e trocas. É importante participar, atuar junto, em vez de só criticar”, afirmou.   

Segundo a comandante, o “Disque Denúncia”, para furtos de cabos de energia e telefonia, é o maior exemplo da força desta união. “Com a comunidade nos enviando vídeos e colaborando nas denúncias conseguimos coibir e diminuir bastante este tipo de crime na cidade”, afirmou.  

Currículo da nova comandante 

A nova comandante da Guarda Civil de Contagem, Anita de Carvalho, foi nomeada em 7 de junho de 2023, sendo a primeira mulher a ocupar cargo de comando na cidade. Ela ingressou na instituição 2006. 

Ela é bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Administrativo, Inteligência e Segurança Estratégica. Cursou o Ciclo Cepe BH 2020, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) – Delegacia do Estado de Minas Gerais. Durante sua carreira, atuou no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado de Minas Gerais (CICCR/MG) entre 2014 e 2020. 

Principais funções exercidas na Guarda Civil: 

Coordenadora da Central de Comunicação e Coordenação (CCOP) 

Comissão Processante – Corregedoria da Guarda Civil 

Coordenação Geral de Turno – FISCOP 

Instrutora de comunicação operacional e armamento 

Comissão para criação do estatuto da Guarda Civil de Contagem 

Subcomandante da Guarda Civil de Contagem 

Principais cursos operacionais e de especialização  

Curso básico de cães de Patrulha – 2016 – Guarda Civil de São João de Meriti – Rio de Janeiro 

Treinamento, obediência  e proteção de cães – 2016 – Polícia Penal de Minas Gerais 

Curso de Formação de Pilotos de aeronaves remotamente pilotadas – 2021 – Polícia Penal de Minas Gerais 

Introdução a atividade de inteligência  – 47ª Edição -2020 – Senasp 

Gerenciamento de Incidente Crítico – Senasp

Planejamento Estratégico e Gestão em Segurança Pública – Senasp 

Criatividade e Novas Tecnologias no Serviço Público – Escola Nacional de Administração Pública – Enap 

Curso de extensão “Mapeamento de Áreas de Riscos” – Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF 

Curso de Extensão Universitária na modalidade de Atualização: Segurança Multidimensional nas Fronteiras – Universidade de São Paulo – USP – Instituto de Relações Internacionais 

Curso de Análise, Observação e Detecção de Comportamentos Suspeitos – Ministério da Justiça e Segurança Pública – Polícia Federal – DGP – Academia Nacional de Polícia 

Autor:Repórter: Adriana Borges / Edição: João Cavalcanti

Comando - 07/07/2023, 08:19:14 - Repórter: