Coletânea Prosa & Verso homenageia Banda da Guarda Civil e Igreja Matriz

Banda de Música - 08/12/2021, 17:27:52 - Repórter:

A Igreja Matriz de São Gonçalo e a Banda de Música da Guarda Civil, símbolos de Contagem, estampam, respectivamente, a capa e a contracapa da coletânea Prosa & Verso produzida pela Academia de Letras do Brasil – ALB, seccional MG/RMBH. A coletânea foi publicada em novembro e, nesta edição, buscou homenagear a cidade natal de um de seus acadêmicos, o escritor e músico Paulo Siuves.  

Contagense, Paulo escolheu reverenciar ícones do município, carregados de significado e afeição para sua vida.  “Escolhi a igreja porque é um local que me vêm à memória sempre que falo de Contagem. Sempre passo por ali, acreditando que as pessoas se tornarão boas quando pensarem mais em Deus. Já a escolha da banda da Guarda Civil teve relação com uma das minhas profissões; sou músico e faço parte da banda da Guarda Civil de Belo Horizonte. Então, nada mais justo do que homenagear a banda dos meus irmãos de farda e da cidade onde nasci, além de ser uma tradição mineira muito forte”, explicou Siuves. 

Para ele, reunir as fotos (igreja e banda) é unir o poder da música e o poder da teologia, simbolicamente. “Há uma frase de Lutero que diz: [“A música é a arte dos profetas, é a única arte, além da teologia, que tem o poder de acalmar as agitações da alma e afugentar o demônio”]. Esse é o sentimento que queremos deixar com a publicação do volume VIII da Prosa & Verso”, ressaltou.  

Enaltecido, o regente da Banda da Guarda Civil de Contagem, Thiago Teotônio, destacou a qualidade da produção da capa e contracapa, bem como dos textos publicados pelos acadêmicos. “As imagens e o misto de cores atraem o olhar e aguçam a vontade de ler o livro. Em nome da Guarda Civil, agradeço a homenagem e reconhecimento do nosso trabalho. É um orgulho para nossa instituição estampar a capa desta publicação, ao lado de um dos mais importantes símbolos históricos da nossa cidade”, salientou Teotônio. 

Distribuição

Uma parte dos exemplares é distribuída entre os acadêmicos que participaram da realização do livro. Eles podem optar por vendê-lo ou presentear. A outra parte é destinada a bibliotecas e escolas. Todo conteúdo é revisado e avaliado em diversos aspectos, pois trata-se de uma leitura livre de classificação etária. 

Banda de Música da Guarda Civil de Contagem 

Atualmente, a banda possui 17 integrantes. Criada pela lei municipal nº4.397, de 27 de setembro de 2010, o grupo tem sido peça fundamental nos atos solenes e oficiais do município e nos eventos sociais, culturais e artísticos. A banda utiliza a música como instrumento de promoção da cultura, da igualdade, da cidadania e como estratégia de prevenção à violência, além de ser um valoroso meio de comunicação da instituição com diversos segmentos do município.  

Em agosto deste ano, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural-Compac aprovou o pedido para que a banda seja reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Contagem. A expectativa é de que esse título, após análise, seja concedido em, no máximo, dois anos. O certificado abrirá possibilidades para garantir melhor infraestrutura à banda. 

Prosa & Verso 

A coletânea é uma produção da Academia de Letras do Brasil, seccional MG/RMBH, sob os cuidados do presidente da instituição, o professor Mauro José de Morais. A coletânea é publicada, anualmente, com lançamento sempre no aniversário da ALB/MG/RMBH. Acadêmicos da entidade e alguns convidados participam e escrevem as coletâneas. 

De acordo com o escritor Paulo Siuves, o Projeto “Prosa & Verso” foi criado para facilitar o acesso à leitura. “Há um provérbio africano que diz assim: [“Se quer ir rápido, vá sozinho; se quer ir longe, vá em grupo”]. Essa é a ideia de uma coletânea de autores, ir onde fica difícil chegar sozinho. Além de ir para lugares que o autor sequer imagina, ele será lido por leitores que, dificilmente, teriam acesso a sua produção literária. Isso significa que leitores de conto vão poder ler poesia, leitores de fantasia poderão ler crônicas, e assim todos terão acesso à leitura”.  

Repórter: Carol Cunha – Foto: Guarda Civil de Contagem/PMC

Banda de Música - 08/12/2021, 17:27:52 - Repórter: