Banda da Guarda Civil ganha novos instrumentos e busca se firmar como referência cultural na cidade

Banda de Música - 24/05/2022, 10:50:00 - Repórter:

Investir em cultura é também uma forma de investir em segurança pública. Nesse sentido, a Banda da Guarda Civil de Contagem é vista como uma importante ferramenta de prevenção. Por isso, desde o ano passado, a Prefeitura de Contagem vem trabalhando para obter recursos e formalizar parcerias que possibilitem a profissionalização dos integrantes e a manutenção da banda, com melhores instrumentos. 

Na última semana, o grupo ganhou dois novos instrumentos. São dois teclados, avaliados em torno de R$30 mil, doados pela Receita Federal. Segundo o comandante Wedisson Luiz, além destes instrumentos, existem propostas em andamento para garantir melhor infraestrutura à banda, como a destinação de R$300 mil, proveniente de recursos orçamentários restituídos ao Executivo pelo Legislativo municipal. Há também, em curso, o pedido de reconhecimento da banda como Patrimônio Cultural Imaterial de Contagem pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – Compac. 

A inscrição do inventário de Proteção do Acervo Cultural da Banda de Música da Guarda Civil foi aprovada no ano passado e, atualmente, está em processo de avaliação. Caso a banda seja registrada e oficializada como patrimônio,  a expectativa é de que esse título facilite, ainda mais, o acesso a recursos e garanta mais investimentos.

“Em breve também iremos adquirir mais quatro novos instrumentos”, informou o comandante. A intenção, segundo Wedisson, “é fortalecer o grupo enquanto uma ferramenta de aproximação com a comunidade por meio de projetos e apresentações, como também consolidá-lo como potência cultural na cidade”, destacou. 

Apresentações

Com a flexibilização das atividades econômicas e eventos, a banda retomou as apresentações e vem sendo constantemente requisitada. Atualmente, são realizadas, em média, dez apresentações por mês, sendo a maioria em escolas, praças públicas, associações e órgãos públicos, em atos solenes e oficiais do município. O repertório apresentado é selecionado conforme a característica do evento. 

Com 12 anos de história, a Banda da Guarda Civil busca formas de se profissionalizar e modernizar para que continue a utilizar a música como instrumento de promoção da cultura, da igualdade, da cidadania e como estratégia de prevenção à violência, em sincronia com a política de segurança pública do município. 

Interessados em solicitar apresentações da Banda da Guarda Civil de Contagem devem entrar em contato por meio do e-mail institucional  banda.guardamunicipal@contagem.mg.gov.br.

Reporter: Carol Cunha

Banda de Música - 24/05/2022, 10:50:00 - Repórter: