Banda da Guarda Civil fecha o ano de 2021 com saldo positivo

Banda de Música - 22/12/2021, 15:05:31 - Repórter:

O ano de 2021 vai ficando para trás, mas ficará lembrado como um ano positivo para a Banda de Música da Guarda Civil de Contagem. O agrupamento deu  um passo importante para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, retomou as apresentações com a queda nos números da Covid-19 na cidade e finalizou o segundo curso básico de percepção e nivelamento musical promovido pela banda, nesta terça-feira (21/12).

Segundo explicou o comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz da Silva, o curso foi ministrado para cinco pessoas, sendo uma delas um integrante do grupo Batucarte de Nova Contagem. Com duração de 30 dias, a formação foi realizada de segunda a sexta-feira, com carga horária de 230 horas, abordando noções básicas musicais, com aulas teóricas e práticas, que somaram 50 horas com a utilização de instrumentos, além de ambientação como banda de música.

A formação é prevista na Lei Municipal 4397/2010 que criou a Guarda Civil de Contagem. Atualmente, a banda musical conta com 18 integrantes, sendo um deles um cidadão civil. Os novos integrantes serão incorporados ao grupo em fevereiro, após o recesso. Segundo informou Silva, o objetivo é chegar a pelo menos 40 integrantes, o que elevará a banda da categoria marcial para sinfônica.

Bem Imaterial de Minas Gerais

Em decorrência da suspensão das atividades por causa da pandemia da Covid-19, a Banda de Música da Guarda Civil ficou mais de um ano sem se apresentar. O retorno aconteceu no mês de agosto, em uma apresentação em comemoração ao Novenário da Matriz de Nossa Senhora da Glória. De lá para cá já foram realizadas 45 apresentações, incluindo a programação cultural do “Natal de Luz 2021” de Contagem, em parceria com o grupo de percussão da cidade,o Batucarte.

Com 16 anos de história, em 2022 o conjunto poderá se tornar Bem Imaterial e Cultural de Minas Gerais, após ter a inscrição do inventário de  Proteção do Acervo Cultural da Banda de Música da Guarda Civil, aprovado pelo Conselho de Cultura de Contagem.

“Além da sua importância artística cultural, a Banda de Música da Guarda é um importante instrumento de cidadania e interação social nas comunidades. Por meio da música, dialoga com a política de segurança pública, que privilegia o respeito aos Direitos Humanos e a aproximação com a população, principalmente com as juventudes”, destacou o comandante da Guarda Civil, Wedisson Luiz da Silva.

Um dos projetos para 2022, será a musicalização nas escolas municipais, incluindo Cemeis, de modo a contribuir  e fortalecer públicos que sofrem com a vulnerabilidade social.

Repórter: Jefferson Lorentz – Foto: Comunicação Guarda CivilPMC

Banda de Música - 22/12/2021, 15:05:31 - Repórter: