Atividade conscientiza homens para o fim da violência contra a mulher

Patrulha da Mulher - 06/12/2022, 14:13:10 - Repórter:

A ação foi realizada na Estação Eldorado do metrô nesta manhã e contou com a participação de vários setores da Prefeitura

Para marcar o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, na manhã desta terça-feira (06/12), a Prefeitura realizou uma ação de mobilização e conscientização na Estação Eldorado do metrô. Durante a atividade, foram entregues adesivos com um laço branco a todos os homens que transitavam pelo local. A cor branca carrega a simbologia do compromisso de não se omitir diante da violência contra mulher, nem muito menos praticá-la.

Também foram entregues cartilhas informativas sobre o espaço Bem-Me-Quero, rede contagense de atendimento e proteção às mulheres que passaram ou passam por alguma violência doméstica. As cartilhas também orientam quais são as medidas a serem tomadas em casos de violência doméstica.

A superintendente de Políticas Públicas Para as Mulheres, Neimara Lopes, destacou a importância da mobilização dos homens. “A mobilização tem como objetivo engajar e conscientizar os homens quanto ao seu papel nessa luta, que é de todos e todas e deve acontecer todos os dias”.

Ela explicou que estão sendo realizadas diversas ações dentro dos “21 Dias de Ativismo”, iniciado no dia 20 de novembro e vai até dia 10 de dezembro, envolvendo mulheres e homens pelo fim da violência contra as mulheres. “Hoje é o dia de visibilidade dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. O envolvimento deles tem sido um grande desafio para política pública para as mulheres. Essa ação coloca em destaque que o papel deles no processo de desconstrução da violência de gênero é fundamental”.

Para o chefe de Grupamento da Guarda Civil de Contagem, Ronivaldo de Souza Bruno, atuante da Patrulha da Mulher, a ação integra o papel informativo que a guarda civil vem cumprindo no decorrer dos “21 Dias de Ativismo”. “Dentre as diversas ações desse período, nós também fizemos uma parceria com o núcleo de empresas do Riacho, constituído por 92 empresas do bairro. A parceria visa levar a conscientização do homem para o fim da violência contra as mulheres, por meio de palestras que são realizadas nas empresas”.

Psicólogo em formação e morador de Contagem, Igor Vieira,  ia para o trabalho no Centro de Belo Horizonte, quando foi abordado e destacou a importância da ação por trazer para o debate temas muito relevantes para a sociedade. “Vivemos em uma sociedade com a base no patriarcado, que tem como um dos frutos o sexismo, ou seja, a discriminação e violência pelo sexo ou gênero. Acredito que com o debate sobre esses assuntos vamos conseguir uma mudança de pensamento, por meio da qual a mulher possa ocupar um lugar de fala, de respeito e de ter seus direitos resguardados. Levo esse adesivo no meu peito no dia de hoje com muita convicção”.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, esteve na ação e pontuou a relevância do engajamento de todos nessa problemática. “Esse é um dia muito importante para entendermos que essa não é uma discussão de gênero, mas uma discussão de todas e de todos. Precisamos enquanto sociedade, nos mobilizarmos para darmos um basta na violência contra a mulher”.

Participaram da ação o Comando da Guarda Civil de Contagem, a Patrulha da Mulher, as superintendências de Políticas Públicas para as Mulheres, e de Políticas de Prevenção à Violência, o Núcleo de Empresas do Riacho das Pedras, e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU.

Mobilização pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Celebrado, anualmente, em 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres remete a um trágico acontecimento ocorrido no Canadá, em 1989, quando um jovem executou 14 mulheres estudantes de uma escola politécnica em Montreal. A motivação do crime foi a não aceitação por parte do atirador de que mulheres estudassem engenharia.

Repórter: Estagiário João Pedro Alcântara sob supervisão de Isabela Melo

Patrulha da Mulher - 06/12/2022, 14:13:10 - Repórter: