Agentes da Guarda Civil de Contagem participam de capacitação LGBTQIAP, na região Sede

Capacitação - 19/07/2023, 11:16:43 - Repórter:

A valorização e inclusão foi pauta na Defesa Social

Os servidores da Guarda Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), realizaram nesta quarta-feira (19), uma capacitação na Faculdade Única, região Sede, com a delegada Larissa Mascotte Carvalhaes, que abordou a temática LGBTQIAP+.

O termo, que é bastante abrangente no que denomina lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais, sendo que o símbolo “+” abarca as demais orientações sexuais e de gênero, representando pluralidade, foi assunto central durante o período da manhã entre os servidores.

Em um dos determinados pontos da aula, Carvalhaes destacou a importância do agente público ser imparcial e fazer cumprir a lei, sem preconceitos quando estiver em campo. “Somos agentes da segurança em nosso estado e prezar pela vida das pessoas, sem preconceito, é o ponto-chave para vivermos em harmonia numa sociedade mais justa”, comentou.

Durante a capacitação, os mais de 60 guardas, tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre formas de abordagem e comunicação durante o patrulhamento nas ruas e eventos na cidade. “A guarda está numa crescente também nas capacitações. É importante que o agente público de segurança execute as leis e saiba dar o primeiro passo numa pauta como essa que é bastante ampla. O nosso lema é honrar e cuidar das pessoas, para que elas se sintam respeitadas e acolhidas”, disse a comandante da Guarda Civil de Contagem, Anita de Carvalho.

A delegada Carvalhaes aproveitou também para apontar as diretrizes que estão na lei, como é o caso da criminalização da homofobia, que se enquadra na Lei do crime de Racismo (7716/89). Além disso, deu dicas de como respeitar o nome social das pessoas trans e travestis; abordagem respeitosa e sem comentários ofensivos; e incentivar vítimas de violência a proceder com o registro do fato numa eventual situação de agressão e cidadania.

A secretária de Defesa Social, Viviane França, afirmou que a Guarda Civil tem construído como principal diretriz a capacitação de todos os guardas para o patrulhamento cidadão e que dialogue com a população em respeito aos Direitos Humanos e a diversidade. “Desde o ano passado que mantemos parcerias com o Conselho LGBTQIAP+, Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e, este ano, com a Polícia Civil, que engloba temas que dialoguem com a pauta da diversidade, objetivando a cada dia mais um patrulhamento cidadão que respeite as pessoas”, finalizou.

No caso de eventuais situações de violência é importante que as pessoas entrem em contato no Disque Direitos Humanos no número 100. Outros meios de denunciar são encaminhamentos pelo Conselho Municipal LGBT, e a Superintendência de Política de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, localizados na avenida José Faria da Rocha, 1016, Eldorado.

Repórter: Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti

Capacitação - 19/07/2023, 11:16:43 - Repórter: