Afeto foi tema da palestra que marcou a comemoração do Dia dos pais da Guarda Civil

Capacitação - 12/08/2022, 11:28:00 - Repórter:

O afeto na relação paterna foi tema da palestra que marcou a homenagem feita aos servidores da Guarda Civil de Contagem, para celebrar o Dia dos Pais, nesta sexta-feira, (12/8). A ação faz parte do escopo da saúde do trabalhador e do desenvolvimento do trabalho, e teve como um dos principais objetivos promover o debate sobre a responsabilidade da presença do pai e da mãe na criação dos filhos. 

A presidente da Comissão de Direito de Família da OAB, Gabriela Andreia, foi a palestrante e afirmou que esse tema ajuda na desconstrução da ideia de masculinidade só provedora. “Nós estamos acostumados a falar sobre desenvolvimento dos filhos, paterno e da criança apenas com as mães, mas falar com os pais desconstrói uma ideia de masculinidade só provedora e traz para perto do homem uma maturidade positiva, ativa, cuidadora, afetuosa e também responsável pelo desenvolvimento físico”.

O guarda civil, Jefferson França, pai de uma criança com Transtorno do Espectro Autista – TEA, ficou entusiasmado com o tema escolhido para o momento. “Eu sou pai de um filho que é portador de autismo. Então, eu tenho uma perceção diferente e atípica, de muitos outros pais, do que é a paternidade e da sua importância para os nossos filhos. Eu vivo para o meu filho, e isso é uma experiência maravilhosa. Acredito que essa palestra mostra também uma atenção especial, por parte da atual administração, para conosco, pais, e isso nos fortalece”.

A secretária de Defesa Social, Viviane França, destacou a importância deste tipo de ação para os servidores da guarda e afirmou que elas têm surtido efeito. “A Diretoria de Capacitação da guarda é responsável por desenvolver parcerias junto com a Superintendência de Prevenção. Nós temos um grupo de saúde do trabalhador que realiza várias ações muito positivas, como a de hoje. Desde o início dessas ações integrativas, a guarda vem apresentando um bom desempenho e diminuindo consideravelmente o número de atestados médicos”.

Ao final da palestra os guardas civis participaram de um café da manhã especial em homenagem aos pais, que proporcionou um momento de interação entre eles.

Autor: Estagiário Wendell Rafael sob supervisão da jornalista Ana Paula Figueiredo

Capacitação - 12/08/2022, 11:28:00 - Repórter: