Ação para garantir segurança nas escolas foi destaque no balanço de atividades da Defesa Social em abril

Comando - 11/05/2023, 10:00:58 - Repórter:

A Secretaria de Defesa Social (Seds) realizou, na segunda-feira (11/5), a cerimônia de hasteamento da bandeira, que acontece todos os meses na sede do Centro Integrado de Defesa Social (Cids), localizada no bairro Fonte Grande. Na oportunidade, fizeram um balanço das atividades desenvolvidas pelas equipes da secretaria no último mês. As datas comemorativas do mês – Dia do Trabalhador (1/5), Abolição da Escravatura (13/5) e Dia das Mães (14/5) – foram lembradas. Antecipando as festividades do próximo domingo, as mães da secretaria receberam homenagem da banda de música da Guarda Municipal.

A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal de Contagem para garantir a segurança nas escolas.  “Inauguramos uma cultura de paz e conseguimos retornar com as atividades escolares sem pânico”.

Ela enfatizou a força-tarefa desenvolvida para a proteção das escolas. “Tivemos uma onda de desinformação que gerou pânico nas pessoas e a forma como a guarda atuou foi um diferencial. O município já tem políticas públicas consolidadas e projetos de prevenção desenvolvidos e isso facilitou todo o nosso trabalho, pois rapidamente a gente se uniu”, disse.

De acordo com Viviane França, todas as escolas são monitoradas. “Parabenizo todas as pessoas envolvidas, com destaque para a área operacional e a Patrulha Escolar que, de mãos dadas, trabalharam juntas”.

A guarda Renata Nunes, gerente da Patrulha Escolar, ressaltou que a equipe continua em alerta e também parabenizou toda a equipe pelo empenho.

O comandante da Guarda Municipal, Wedisson Luiz da Silva, aproveitou para destacar os cursos de qualificação realizados e a ação mais ostensiva do grupamento. “As capacitações são de extrema importância para toda nossa equipe e apontam que estamos no caminho certo. Em abril, também reforçamos o trabalho nas portas das escolas”, ressaltou.

A secretária de Defesa Social adiantou que a Defesa Civil vai iniciar o Projeto “Quinta Verde” que tem como objetivo evitar enchentes e inundações na cidade, pois deixa o solo mais permeável e ajuda no escoamento das águas. “Neste mês, os servidores da secretaria vão conhecer mais sobre a iniciativa e em junho vamos receber o público externo para entender como medidas simples podem impactar positivamente a vida da população”, finalizou.

Jornalista Luciana Rocha

Comando - 11/05/2023, 10:00:58 - Repórter: