Ação conjunta da Guarda Municipal com a Marinha fiscaliza embarcações em Várzea das Flores

Ambiental - 31/01/2022, 20:56:01 - Repórter:

Em razão de alguns incidentes que ocorreram recentemente na região de Várzea das Flores, nos dias 29 e 30 janeiro, uma ação conjunta envolvendo a Marinha e a Guarda Civil de Contagem intensificou a fiscalização de documentações e embarcações no local. O patrulhamento tem o intuito de prevenir acidentes e coibir a navegação de embarcações em desacordo com a legislação vigente.

Vargem das Flores é uma das regiões de Contagem, que mantém a Bacia Hidrográfica Várzea da Flores, que abastece parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. No local  há um grande número de práticas náuticas. Nos últimos meses, no entanto, alguns acidentes passaram a ocorrer com maior frequência, o que fez com que as autoridades, dentro de um planejamento, agissem a fim de apurar as práticas de perto.

“Fizemos a apreensão de duas motos aquáticas no último dia 29 de janeiro, pois não estavam com a documentação em dia”, destacou o chefe de gerenciamento da Guarda Civil, Adrinei Eustáquio da Costa.

Em um dos casos, o veículo, lacrado, foi entregue a um “depositário fiel”. Já o condutor precisa regularizar as pendências antes de poder voltar a circular. Caso isso não aconteça, está sujeito a sanções. Ao todo foram abordados 19 veículos, sendo 14 motos-aquáticas e cinco lanchas.

Ele ainda destaca que a ação não será somente pontual. “Será uma prática rotineira. Estamos no início do ano, quando muitas pessoas estão de férias e há um maior movimento nesse sentido. Infelizmente, algumas extrapolam as regras e colocam não só a própria vida em risco, mas também a dos outros”, relatou.

Para a subcomandante da Guarda Civil de Contagem, Anita de Carvalho, a presença da fiscalização, além de inibir as práticas ilícitas, são necessárias pelo aumento das práticas sazonais: “O período de férias é um momento de maior fluxo, como também é quando se aproxima o Carnaval. Durante o verão, com um maior número de pessoas, há também mais acidentes. Temos dados que apontam um percentual 60% maior nessa época do ano. Até por isso precisamos aumentar a presença nos locais onde as incidências no espelho d’água, já mapeadas, tendem a acontecer”.

Repórter: João Cavalcanti – Foto: Divulgação Guarda Civil/PMC

Ambiental - 31/01/2022, 20:56:01 - Repórter: