16ª Parada do Orgulho LGBT+: Guarda Civil passa por qualificação para atuar no evento e reforçar a segurança dos participantes

Capacitação - 03/08/2022, 11:23:00 - Repórter:

Para garantir a segurança do público e permitir que a 16º Parada do Orgulho LGBT+ de Contagem, que acontece no próximo domingo (7/8), ocorra de forma tranquila, respeitando a diversidade e o direito ao lazer e a manifestação, integrantes da Guarda Civil de Contagem passaram, nesta semana, por uma “capacitação” para atuar no evento. 

A “capacitação” foi realizada na segunda e quarta-feira, dias 1 e 3/8, sendo dividida em dois momentos. O primeiro, ministrado pelo superintendente de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Leonardo Lacerda, procurou orientar os agentes, esclarecendo o significado de cada letra do termo LGBTQIA+; a importância do nome social e a diferença entre orientação sexual e identidade de gênero. 

Para facilitar a compreensão, também foram apresentados exemplos de transexualidade, bissexualidade e intersexualidade, além de reportagens e dados estatísticos referentes à violência sofrida por este público. “O intuito deste encontro foi garantir um evento seguro, que preze pelo respeito, pela diversidade e por uma abordagem humana. Acredito que somente por meio da informação e da educação conseguiremos avançar enquanto sociedade, que reconhece e celebra as diferenças”, destacou o superintendente.

De acordo com a subcomandante da Guarda Civil, Anita de Carvalho, um dos atuais desafios da corporação é o da qualificação de seus membros. “Precisamos sair desse lugar de desconhecimento e de ignorância para podermos entender o cenário e saber trabalhar em prol da sociedade, que é diversa. A Guarda, que tem o viés de polícia comunitária, precisa refletir sobre tudo isso. O perfil de polícia repressiva que não dialoga é do século passado. Precisamos ser polícia comunitária e prestar um atendimento qualificado, pois esse é o tipo de polícia que a sociedade merece”,  salientou a subcomandante, agradecendo a parceria firmada com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ para a realização da formação.

Segurança reforçada

No segundo momento da capacitação, foi apresentado aos guardas a estrutura do evento e o planejamento operacional cujo objetivo é definir as diretrizes e as ações, na área de segurança pública, que serão utilizadas na 16ª Parada do Orgulho LGBT+ de Contagem. 


Segundo o diretor operacional da Guarda Civil, Antônio Dias, 102 guardas civis distribuídos em equipes à pé, motorizadas e de apoio estarão empregados para atuar no evento, além de 26 veículos entre motocicletas, micro-ônibus, vans e viaturas. 

Haverá agentes ao longo dos 2 Km 600 metros de percurso da parada, sendo uma viatura a cada 400 metros. Também haverá guardas em pontos estratégicos, como na praça da Glória, no palco principal e em unidades de saúde (Complexo Hospitalar e UPA JK). 

O evento será monitorado por câmeras de “Olho Vivo” por meio da Central de Operações de Contagem. A guarda iniciará o policiamento antes do evento para reconhecimento da área e avaliação de qualquer eventualidade e finalizará o trabalho somente quando todo o público houver se dispersado e retornado, de forma segura, para sua casa. 


Além da Guarda Civil de Contagem, o evento contará com a presença da Polícia Militar que empregará o mesmo número ou maior de policiais para reforçar a segurança dos participantes. De acordo com a organização, o público esperado para a 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de Contagem é de 10 mil pessoas. 

Repórter: Carol Cunha

Capacitação - 03/08/2022, 11:23:00 - Repórter: