Servidores da Educação recebem certificação de treinamento de combate a incêndio

Treinamento buscou prevenir sinistros e ensinar o manuseio do extintor.

O Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio voltado a gestores e servidores que atuam nas unidades que compõem a Rede de Ensino de Contagem foi concluído. Após oito dias de treinamento, 178 participantes receberam o certificado do curso em evento realizado no auditório da Prefeitura no dia 22 de novembro. O treinamento foi realizado pela Superintendência Administrativa da Secretaria de Administração (Sead), por meio do setor de Segurança do Trabalho. Iniciado em agosto, o treinamento contou com aulas teóricas e práticas em várias escolas, e foi promovido em parceria com a Subsecretaria de Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria de Defesa Social, e a Secretaria de Educação.

Conforme informou o engenheiro de Segurança do Trabalho, Wirley Chagas, o objetivo foi ensinar pessoas que atuam nas escolas, Umei, Funec e outros imóveis ligados à Seduc, a prevenir, atuar e coordenar uma situação de sinistro até chegar no local, se necessário, uma equipe de profissionais e Corpo de Bombeiros. “Além de teoria, as aulas tiveram a parte prática com orientações sobre extintor, tipos e como manuseá-los; gás de cozinha, perigos da fumaça; placas de sinalização; hidrantes; evacuação e controle de incêndio e de outros tipos de sinistro”, informou ele que agradeceu a todos os apoiadores do treinamento.

O diretor da Escola Municipal Walter Fausto do Amaral, Gilson Valter Lúcio de Oliveira, disse que o treinamento é “importante pois ensina o manuseio do extintor que muitos não dominam. Num possível inicio de incêndio, o fogo pode causar pânico”, disse ele ao informar que a escola que dirige tem aproximadamente um total de 3 mil metros quadrados, 20 salas, 1.200 alunos em três turnos. “Temos alunos desde 3 a 84 anos, pois atendemos a Educação de Jovens e Adultos à noite”, disse ele, ao elogiar o bom nível do treinamento voltado também a outros tipos de sinistros, além de incêndio.

A servidora do setor administrativo do Espaço Bem Viver, Ana Cristina da Silva, relatou que vai multiplicar o que aprendeu, pois neste local há cozinha e presença nas quartas-feiras de 400 pessoas idosas. “Foi muito bom o treinamento que nos colocará mais atentos ao botijão e ao extintor, e a um possível sinistro, pois temos 25 alunos no ensino Eja e atividades diversas para 200 idosos por dia”, opinou.

Prevenção no ambiente de trabalho e familiar

A secretária de Educação Sueli Baliza participou da entrega dos certificados a cada um dos treinandos e disse que, aparentemente, parece ser simples manusear um extintor, mas que no dia a dia pode não ser. “Pois isto, ressalto a importância deste treinamento de combate e prevenção que servirá para a vida toda das pessoas, no trabalho e em casa” disse Sueli, agradecendo a todos que tornaram possível a realização do treinamento e levando a todos o abraço do secretário adjunto da Seduc, Sérgio Mendes.

Ao falar para os treinandos, a engenheira de Segurança do Trabalho Patrícia Monteiro destacou que, durante as aulas, cada um superou barreiras e o medo de fogo, até mesmo possíveis traumas porque cada um sabia que o objetivo era maior. “Todos foram desafiados a superações e foram vitoriosos” disse ela, que agradeceu a todos os colaboradores e à Medicina do Trabalho pelo apoio sempre incondicional.

O coordenador da Defesa Civil, Samuel Lara também agradeceu a oportunidade de repassar este valoroso conhecimento de prevenir e combater início de incêndio que pode proteger pessoas e patrimônio público ou privado. “Estamos abertos a capacitar mais pessoas nos órgãos da Prefeitura´. Este é um trabalho gratificante, pois nossa função é prevenir e atuar nos sinistros diversos como fogo, alagamentos e enchentes provocados por temporais, queda de muros e desmoronamentos, etc. Mas quando se trata de locais com muitas pessoas, estudantes, crianças, etc. como unidades de Saúde e escolas, este treinamento se faz imprescindível” disse Samuel, agradecendo os apoios para a realização do treinamento.

Reportagem: Noeme Ramos
Foto: Ricardo Lima