Inclusão: Prefeitura entrega kit de material pedagógico adaptado para crianças com deficiência visual

Garantir o direito à educação para todas as crianças é um compromisso da Prefeitura de Contagem. Para isso, foram entregues materiais em braile aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para serem utilizados como recurso pedagógico e de formação para estudantes da rede municipal de ensino e Cemeis, que são deficientes visuais.  A entrega ocorreu na sexta-feira (20/10), na sede da Secretaria de Educação (Seduc).

Cada kit é composto por 300 peças de lego adaptadas. Os materiais serão distribuídos para os estudantes, para serem utilizados nas 52 salas de recursos especiais das respectivas escolas. Mas alguns kits também foram enviados para serem usados nas salas comuns.

Na abertura do evento de entrega, houve música e muita alegria, com canções de MPB, que promoveram a valorização da cultura e a diversidade. Uma exposição com materiais em braile, feita pela professora do AEE Damaris Aparecida, também foi realizada.

A secretária de Educação, Telma Fernandes, comentou sobre a importância da ação. “Nós da Seduc, com o apoio da administração municipal, estamos empenhados na construção de uma educação inclusiva e de uma cidade que é inclusiva”, comentou ela.

A entrega dos materiais vai facilitar o trabalho das professoras e auxiliar as crianças no processo de inclusão. “Os alunos com deficiência visual poderão utilizar o material para brincar com os estudantes que não possuem deficiência. É uma forma de inclui-los no grupo”, ressaltou a diretora de Inclusão, da Seduc, Flávia Oliveira.

O evento também contou com a presença especial da integrante do Cemei Lúcio de Abreu, Antonella Amaral, 4. Ela não possui deficiência visual, mas tem o espectro autista. A mãe de Antonella, Priscila Amaral, relatou a importância de ações como essa na rede de ensino de Contagem. Segundo ela, a filha já foi rejeitada em uma escola particular pelo fato de possuir o diagnóstico de autismo. “O Cemei a recebeu de braços abertos, oferecendo todo suporte necessário para sua filha. O acolhimento foi ótimo!”.

As ações promovidas pela Prefeitura de Contagem, proporcionam aos estudantes com necessidades especiais de Contagem, a inclusão, valorização e gozo de seus direitos no processo pedagógico-educativo.

Autor: estagiária Beatriz Torres, sob supervisão do jornalista Fernando Dutra

Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo