Saúde na Escola realiza ações para prevenir obesidade infantil e cuidar da saúde bucal

Mais saúde para os estudantes das escolas municipais de Contagem. É o que pretende promover o Programa Saúde na Escola (PSE). A alimentação saudável junto com a prevenção da obesidade e a avaliação da situação vacinal das crianças e adolescentes são as ações prioritárias desenvolvidas em 84 escolas da rede municipal de ensino.    

As ações do PSE são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Segundo a coordenadora do programa na SMS, Ivanete Cordeiro dos Santos, “a plena efetivação do PSE ocorre por meio da articulação e o trabalho conjunto dos gestores das áreas de educação e saúde, pois se trata de um projeto intrinsecamente intersetorial que busca melhorar a saúde integral dos educandos”. 

As atividades nas escolas ocorrem periodicamente e os estudantes identificados com esquema vacinal incompleto ou com obesidade infantil recebem um comunicado com as orientações para busca de acompanhamento profissional, que poderá ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.   

Durante a ação do PSE, na Escola Municipal Eduarda Pereira de Oliveira, localizada na região do Petrolândia, no último mês de maio, a enfermeira da UBS Campo Alto, Joana Peixoto, explicou a importância de alertar as famílias sobre a vacinação, principalmente, as da campanha, como influenza e Covid-19. “As famílias enviam os cartões de vacina, a gente avalia como está a situação vacinal das crianças e encaminha aos responsáveis um bilhete solicitando que vá à UBS para atualizar o cartão. Quando o cartão está em dia, a gente manda um recado parabenizando”.  

As crianças também receberam lições sobre escovação, sua importância e como fazê-la adequadamente, além do kit de higiene bucal. A dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Alto, Giovana Valadares, conta que um dos objetivos do PSE é promover a saúde bucal. “A aplicação disso dentro da escola é engrandecedora porque a gente tem ajuda da equipe pedagógica, e essa troca do profissional com a criança é muito boa. A criança acaba levando isso para dentro de casa”, ressaltou a dentista. 


Foto:
Fábio Silva/PMC

Já a antropometria das crianças, que é a pesagem e medição, é feita por uma nutricionista. Também é enviado para casa um marcador de consumo alimentar, para a família responder questões sobre a alimentação das crianças. Posteriormente, todos esses dados e indicadores são lançados no Distema Viver, que está conectado a todas as UBSs do município.  


Foto: Fábio Silva/PMC

A nutricionista da Atenção Básica do Distrito Sanitário Petrolândia, Nicole Rocha, contou que a ação permite rastrear casos de obesidade ou desnutrição para serem realizadas intervenções individuais ou coletivas de acordo com a necessidade. “O objetivo é fazer um levantamento das crianças que estão com obesidade ou desnutrição, mas, principalmente, a obesidade, porque ela tem sido mais comum”.  

A vice-diretora da E. M. Eduarda Pereira de Oliveira, Jucelma Maria de Jesus, diz que a união entre educação e saúde facilita o cuidado com a criança dentro da escola. “Isso dá uma estabilidade para a gente saber como lidar com as crianças, porque às vezes algumas apresentam graves problemas de saúde. Essa parceria: saúde e educação, faz muita diferença”. 

Programa Saúde na Escola | Escola Municipal Eduarda Pereira de Oliveira - 26/05/2023

 

Fotógrafo: Fábio Silva/PMC

Autor: Estagiária Ana Cecília Araújo sob supervisão da jornalista Vanessa Trotta