Reunião com agentes culturais do Programa Escola Viva busca formar profissionais na mediação de conflitos

A capacitação de profissionais para trabalharem na rede municipal de ensino de Contagem é um dos compromissos da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Neste intuito, foi realizada no dia 12 de maio, na Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, uma formação para os(as) agentes culturais, que atuam no Programa Escola Viva.

A reunião fez parte de uma semana de formação para tutores, coordenadores e agentes culturais que atuarão no Escola Viva, ocorrida entre os dias 8 e 12 de maio.

O evento, que teve a finalidade de preparar os(as) profissionais para a mediação de conflitos dentro do ambiente escolar, reconhecer e impedir o surgimento de situações de violência, foi mediado pelo professor Luiz Rena.

O educador destaca a importância dessa habilidade para pessoas que trabalham dentro das unidades de ensino. “Quando alguém entra na escola, automaticamente essa pessoa é candidata a ser uma mediadora de conflito, que vai responder um imprevisto, nela você consegue mapear potenciais focos de conflito e intervir antes que evolua para uma situação mais grave e promover uma cultura de paz”, pontuou.

“Eles serão fundamentais nesse processo, porque nessas oficinas e atividades culturais, poderemos proporcionar para garotada o exercício do diálogo, da negociação, do uso da palavra como instrumento de pactuação e da construção de consenso”, complementou Luiz.

Estagiário Klaucius Ricardo sob supervisão do jornalista Fernando Dutra