Projeto destina óculos a estudantes de Contagem

Ação ajuda no desenvolvimento pedagógico dos estudantes

A Secretaria Municipal de Educação e a Belgo Bekaert Arames desenvolve o projeto Ver e Viver, que tem como objetivo detectar, diagnosticar e tratar problemas visuais em estudantes do Ensino Fundamental.

Neste ano, o programa foi realizado nas escolas municipais Maria Silva Lucas e Walter Fauto do Amaral. Os educadores foram capacitados para realizar a triagem dos estudantes. Os que apresentaram um possível problema de visão foram encaminhados ao oftalmologista.

O programa foi conclúido com a doação dos óculos aos estudantes. Ao todo foram doados 91 óculos, 38 para estudantes da Escola Municipal Maria Silva Lucas e 53 para alunos da Escola Municipal Walter Fausto do Amaral. Mil e trinta e oito passaram pela triagem e 194 consultaram com o oftalmologista.

“O projeto é muito importante porque uma criança que não esteja enxergando bem não terá um bom rendimento. Se ela não enxerga o quadro, não enxera o livro ela não vai apresentar um resultado bom. Já tivemos casos de crianças com baixo rendimento devido a problemas de visão”, destacou a superintendente de monitoramento e avaliação, Benta Napoli.

Reportagem: Júlio César Santos
Foto: Geraldo Tadeu