Programa “Primeiros Passes” muda realidade de crianças e adolescentes na região do Riacho

Crianças e adolescentes estão deixando a TV, celulares e videogames de lado nos horários do contraturno escolar. O “Primeiros Passes” está levando atividades esportivas, de forma gratuita, para as oito regiões da cidade. Além de melhorar a saúde e relacionamento interpessoal dos participantes, o programa, realizado pela Prefeitura, garante um espaço rico em experiência motora, psicossocial e cognitiva para os jovens entre seis e 17 anos.

O secretário de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro, explicou que, além da melhoria na qualidade de vida dos estudantes,  o programa tem o objetivo de promover a utilização das praças e espaços públicos do município. “São selecionadas praças que possuem quadra esportiva e espaço suficiente para as crianças e adolescentes, pratiquem uma modalidade esportiva com um professor e um instrutor, devidamente, preparados para ensinar e treinar os alunos”.

Iniciado em 2022, o programa possui um núcleo na praça Maria dos Santos Chagas, no bairro Novo Riacho, onde mais de 45 meninos e meninas, entre 9 e 15 anos, têm acesso a aulas de vôlei, futsal, handebol e basquete durante todo o período da tarde.

A professora Regiane Barbosa contou que durante as aulas o objetivo é trabalhar boas práticas para além do esporte. “Aqui a gente treina vôlei, futebol, basquete, mas também ensina regras, o trabalho em equipe, o respeito e a empatia”, ressaltou.

Além da divulgação das atividades feita pela Secretaria de Educação e portal da Prefeitura, o boca a boca entre os próprios alunos tem dado certo. Empolgados com as atividades esportivas e com o convívio com novos amigos, tem dado certo. Eles convidam vizinhos, irmãos, primos e colegas da escola para participarem também.

Foi assim que Saymol Pereira, 11, conheceu o núcleo dos “Primeiros Passes”, na região Riacho. Ele contou que o projeto mudou seu dia a dia. “Minhas aulas são no período da manhã, antes de começar a vir aqui na praça, eu passava a tarde em casa, vendo televisão, mas agora eu fico a tarde toda aqui jogando e me divertindo“.

A professora Ana Paula Silva ressaltou que o programa vem atender a necessidade de sair de casa, praticar esportes e interagir com outras pessoas. “Os alunos são super receptivos e acolhem os novatos”.

O “Primeiros Passes” faz parte do “Escola Viva”, um programa que prevê atividades de esporte, arte, lazer e cultura por toda a cidade, no contraturno escolar.

Para se inscrever, o interessado deve comparecer ao núcleo mais próximo, acompanhado de um responsável, durante os horários das atividades e preencher a ficha de inscrição. Mais informações pelo telefone (31) 3352-5469 ou pelo e-mail esporte@contagem.mg.gov.br.

Núcleo Regional Riacho

Praça Maria dos Santos Chagas

Rua Rio Paranaguá – Novo Riacho

Terças e quintas-feiras – das 13h30 às 17h30