Programa “Juventude Cidadã” inicia atividades com alunos da Escola Hilton Rocha

O programa “Juventude Cidadã” teve início nesta sexta-feira (19/05) e engajou os alunos da Escola Municipal Professor Hilton Rocha, que fica no bairro Industrial São Luiz, região do Petrolândia. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds) e busca o engajamento da comunidade escolar na prevenção de atos delituosos, na sensibilização e participação dos estudantes na construção de relações mais respeitosas, promoção da cidadania e a garantia de espaços públicos mais seguros no município.

A aula inaugural contou com a presença de lideranças da Prefeitura de Contagem, professores e dezenas de alunos da escola. A banda da Guarda Civil animou todo o evento que trouxe ainda a participação dos mascotes Edu e Duda.

“Vai ser só sucesso!”. Com esta expectativa, o aluno João Mateus, 14 anos, participou da aula inaugural nesta sexta. “Vou aprender como agir em determinadas situações que a gente já enfrenta aqui e no meu bairro”, disse.

A aluna Beatrice Gercina, 14 anos, estava animada com a participação no Programa. “Eu vou aprender a respeitar mais e saber como lidar com situações chatas”, comentou. O que Beatrice e João esperam vem de encontro com o objetivo do programa, que é incentivar a participação de crianças, adolescentes e jovens atendidos pela Rede Municipal de Ensino na política de segurança pública.

A secretária de Defesa Social, Viviane França, ressaltou que o programa visa, primeiramente, contribuir na formação da cidadania. “As crianças e os adolescentes vão aprender como podem atuar dentro das escolas, cultivando o amor e respeitando a diversidade, os colegas e os professores. O respeito faz parte de qualquer processo de formação, principalmente da cidadania”, destacou.

Ampliação do Programa

A diretora da Escola Professor Hilton Rocha, Heloísa Latalisa, parabenizou o envolvimento dos equipamentos públicos no programa. Ela acredita que trabalhar a cidadania torna a cidade melhor. “A expectativa é reproduzir o ‘Juventude Cidadã’ para mais locais e entendemos que o caminho é pela educação”.

A secretária de educação, Telma Fernanda Ribeiro, explicou que é preciso continuar a trabalhar a cultura da paz nas escolas. “Este é um programa que envolve 30 alunos e a pretensão é que essa formação se estenda para mais escolas. Meu desejo é que todos aprendam muito e entrem nessa cultura que buscamos para todas as instituições”, finalizou.

Aula inaugural do projeto Juventude Cidadã - 19/05/2023

Luciana Rocha/PMC