Professores da Escola Municipal Rita Carmelinda Rocha utilizam projetos tecnológicos nas salas de aula

Com o objetivo de ajudar no aprendizado dos estudantes, fazendo com que eles aprendam de uma forma mais interativa e divertida, professores da Escola Municipal Rita Carmelinda Rocha começam a implementar projetos usando tecnologia dentro de sala de aula.

Um dos projetos foi feito pelo professor de inglês Edirlei Barbosa, com as turmas do 5° ano, em que os estudantes gravaram apresentações deles mesmos que podem ser acessadas por QR Code.

Segundo Edirlei, essa foi uma forma que ele encontrou de aprimorar a comunicação em inglês dos estudantes, fazendo entender que as falas não são apenas repetições. “Uma coisa que é importante é que eles apresentam sem acesso ao conteúdo escrito, falam de cabeça. Eles falam do jeito que eles sabem”, destacou.

O outro projeto foi o da professora de ciências Ana Luiza Oliveira, que produziu com seus alunos, hologramas caseiros utilizando CDs para melhor compreensão do estudo da luz. Além disso, a professora levou para sala de aula um convidado especializado em circuitos elétricos, que ajudou no ensino sobre circuitos paralelos, em série, entre outros temas.

Ana Luiza afirmou que o objetivo do projeto é que os estudantes compreendam a aplicação dos conteúdos aprendidos na escola durante a vida. “O estudo não é algo isolado e ter conhecimento das coisas facilita muito no dia a dia”, afirmou.

“Os resultados foram ótimos. A gente viu que os estudantes tiveram um bom resultado na avaliação, é a questão de dar sentido ao que a gente estuda e isso é maravilhoso como professora. É uma aula que eles vão lembrar no futuro” completou Ana.

Estagiário Arthur Henrique sob supervisão do jornalista Fernando Dutra Martins.