Processo Seletivo da Funec bateu recorde com quase quatro mil candidatos inscritos

Provas aconteceram no último domingo (16), em oito locais da cidade

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec) realizou no último domingo (16) o Processo Seletivo para estudantes que desejam ingressar na Fundação em 2019. Mais de 3.950 candidatos fizeram a inscrição para a prova, número recorde nos três últimos anos.

A prova realizada em oito locais, ocorreu das 9h às 12h e contou com 40 questões. Foram oferecidas 1.020 vagas em cursos para o Ensino Médio Regular e para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Integrada. Os cursos integrados são de Química, Informática, Análises Clínicas e Farmácia. A escolha do curso é ofertada pela classificação do candidato.
Presente na unidade Funec Inconfidentes, um dos locais de realização das provas, a vice-presidente da Fundação, Raquel Parreira Reis Carvalho, ressaltou a importância do Processo Seletivo como oportunidade ao estudante de ingressar em cursos de qualidade gratuitamente.

“Esse é o grande diferencial do ensino médio no município. A nota de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para Contagem, 5.3, é maior que a nota do Estado. Resultado dos investimentos da Prefeitura na Educação. Nossos professores são titulados, a grande maioria tem mestrado e grande capacidade técnica. Nossos alunos participam de feiras nacionais e são sempre premiados”, observou.

Raquel Parreira reiterou ainda, que a Funec é a única escola que oferece iniciação científica aos alunos. São 30 bolsas ofertadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e 20 ofertadas pela Funec. Num total de 50 bolsas. Os alunos dos de Análises Clínicas e Farmácia, cursos que possuem laboratórios muito bem equipados, prestam serviços à comunidade de forma geral realizando diversos exames. “Por isso a procura pelo ensino de excelência da Funec é tão grande”, afirmou.

Para se qualificar e conseguir entrar no mercado de trabalho é que o adolescente Anderson Ricardo, 15 anos, morador da Vila São Paulo se preparou para o Processo Seletivo. “Espero pontuar o suficiente para uma vaga no curso de Informática e seguir uma carreira universitária futuramente”, comentou.
Do lado de fora do prédio estava Jeremias Pereira da Silva, 62 anos, porteiro, residente no bairro Industrial. O pai da candidata Carolina Gomes da Silva, 15 anos não escondia a ansiedade. “Estou esperando minha filha e creio que vai conseguir uma vaga. Ela é muito estudiosa, nunca repetiu o ano e tem o grande sonho de estudar na Funec. Porque ela sabe o que é bom para seu futuro”, elogiou.

Resultados

O gabarito com o resultado das provas está disponível AQUI. O aluno que quiser recurso contra o gabarito e questões da prova também já pode fazê-lo. A divulgação da classificação final será no dia 4 de janeiro de 2019. O recurso contra a classificação final pode ser acionado a partir do dia 7 de janeiro de 2019 e o resultado final (após recursos) será em 11 de janeiro de 2019. A matrícula da 1ª chamada será nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2019.

Reportagem: Diúde Campos
Foto: Paulo Pereira