Prestes a terminar o ensino médio, Clara Vitória comemora o crescimento intelectual após se ingressar no “Pensadores Fora do Eixo”

Foi na Funec Nova Contagem que a jovem aprimorou o gosto pela literatura

“Nós, os ‘Pensadores Fora do Eixo’, buscamos na Biblioteca Cora Coralina, nos livros, nos grupos que se reúnem aqui, uma maneira de nos expressarmos da forma mais poética e literária possível. Em alguns encontros não falamos nada, mas sabemos que o silêncio também é um momento extremamente importante para processarmos informações. No grupo conseguimos ser quem somos de verdade, colocando o nosso pior e o nosso melhor”.

É dessa maneira que Clara Vitória Resende de Lima, de 18 anos, aluna da Funec Nova Contagem, descreve sua participação no “Pensadores Fora do Eixo”, grupo formado em 2018 para incentivar a produção de contos autorais por integrantes da comunidade escolar. As impressões de Clara sobre o grupo e sobre a importância que a literatura tem na vida dela são o tema da quarta re-portagem da série.

A jovem conta que o amor pela literatura começou quando ela tinha 4 anos. O envolvimento com os projetos da Cora Coralina é mais recente, iniciado no ano passado, ajudando-a a reafirmar o gosto pelas letras. “Escrevi meu primeiro texto aos 13 anos. Eu o mostrei para uma professora, que disse que eu deveria continuar, que estava incrível. Isso foi o que me motivou, e daí em diante não parei mais. Eu devorava livros, já cheguei a ler um livro de 300 páginas em um só dia. Pelo fato de gostar bastante de ler eu estava sempre presente na Cora Coralina, querendo pegar um livro. E a Cilene, a bibliotecária, acabou me chamando para participar dos projetos”, relata.

O envolvimento aumentou e ela começou a apresentar os textos que produz. “Com o ‘Pensadores Fora do Eixo’ veio a oportunidade de me expor, sem guardar tudo só para mim. Sem dúvida, a participação no grupo tem contribuído para que eu possa desenvolver minhas aptidões literárias. Eu acho que dentro do grupo a gente se conhece muito melhor do que fora dele. Eles me conhecem melhor do que a minha própria família. Eu consegui me expressar de certas maneiras que não era capaz”, completa Clara.

A estudante está há quatro anos na Funec Nova Contagem. O fato de ter sido reprovada uma vez contribuiu para seu crescimento. “Hoje sou grata por isso, porque se não fosse a reprovação eu não teria participado do ‘Pensadores Fora do Eixo’”.

Clara também ressalta a importância da Funec Nova Contagem em sua formação. “Auxiliou bastante no meu crescimento pessoal. As pessoas do meu convívio, os professores, os funcionários, todos são importantes. É muito mais do que uma escola. A Cilene da biblioteca, por exemplo, é uma das pessoas com quem tenho mais afinidade. Se eu estiver triste ou com algum tipo de problema, só de me olhar ela vai saber. Ali eu me sinto acolhida, e a Funec deixa de ser só uma escola, um local para onde tenho que ir por obrigação, para estudar fórmulas e números. Quando a gente é criança não quer ir para a escola, estudar. Agora, que estou prestes a terminar o ensino médio, eu quero mais é aproveitar todos os momentos”.

Confira as redes sociais do “Pensadores Fora do Eixo” e da Biblioteca Cora Coralina:

https://www.facebook.com/bibliotecacoracoralinaanaguedes/

https://instagram.com/pensadoresforadoeixo?igshid=1u2gorqcjhkv9

CONFIRA DAS OUTRAS REPORTAGENS DA SÉRIE:

Histórias de Nova Contagem projetadas pelos “Pensadores Fora do Eixo”

Vocação para ler e escrever de secundarista despertada na Biblioteca Cora Coralina, da Funec Nova Contagem

“A literatura é meu foco, e com ela consigo melhorar a minha vida”, afirma jovem poeta do “Pensadores Fora do Eixo”

Lançamento de livro com contos autorais coroa todo o esforço e dedicação dos “Pensadores Fora do Eixo”

Reportagem: Carolina Brauer
Foto: Ricardo Lima
Publicação: 14/08/2019