Prefeitura promove inclusão de pessoas com mobilidade reduzida nas trilhas dos parques

Para promover maior inclusão nas atividades ofertadas nos parques da cidade, a Prefeitura de Contagem adquiriu duas cadeiras de acessibilidade “Julietti”, para serem utilizadas durante a realização das trilhas ecológicas. As cadeiras farão parte do Projeto de “Trilha da Inserção Ambiental”, que será realizado em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG), nos parques Gentil Diniz e Fernão Dias. 

A prefeita Marília Campos afirmou que esse é passo importante para garantir a inclusão de todos nas atividades ambientais, principalmente de estudantes que visitam os locais. “As escolas costumam agendar visitas nos parques e quando o aluno tem alguma dificuldade de mobilidade, esse aluno não vai ao passeio da escola. Agora, com a cadeira Juliette, todos aqueles que possuem algum comprometimento na mobilidade vão poder ser conduzidos pelas trilhas do parque e se divertirem com esse passeio”, afirmou. 

Marília destacou o comprometimento do município em garantir mais acessibilidade para as pessoas com mobilidade reduzida. “Em todas as reformas realizadas nas praças e nos parques estamos seguindo as normas necessárias para garantir que Contagem seja uma cidade com mais mobilidade, mais acessibilidade e cada vez mais inclusiva. Uma cidade para todos”, declarou.  

A cadeira apelidada carinhosamente de “Julietti”, foi fabricada pelo engenheiro Guilherme Simões Cordeiro para a esposa Juliana Tozzi, que descobriu uma síndrome neurológica rara e irreversível após a gravidez: degeneração cerebelar para neoplásica. A doença compromete severamente a coordenação motora e a fala de Juliana, impossibilitando-a de acompanhar o marido nas trilhas. A partir disso, Guilherme criou o Instituto Montanha para Todos e a empresa Julietti Tecnologia Assistiva. 

A “Julietti” é uma cadeira adaptada com duas bases, conduzida por duas pessoas, além do passageiro. Ela possui uma roda com pneu de borracha e amortecedor para facilitar o transporte do usuário e permite atualmente que pessoas com mobilidade reduzida, possam participar de trilhas de pequena ou grande dificuldade. 

A secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão explicou que as cadeiras foram adquiridas por meio da substituição do pagamento de multa em espécie, pelo pagamento por serviços ambientais, conforme autorização da legislação vigente.  

“A legislação nos permite fazer a substituição do pagamento da multa direto nos cofres da Prefeitura, por pagamento de serviços ambientais. Então, em vez de recebermos o dinheiro, nós indicamos projetos ou, como nesse caso, a aquisição de um equipamento que vai servir na prestação de serviço ambiental nos parques”, diz. 

De acordo com o diretor de Parques, Rafael Mendes, a equipe da Semad está fazendo o planejamento com as informações de funcionamento das trilhas em que for necessário o uso da cadeira. Essa articulação está acontecendo em parceria com a Diretoria de Inclusão, da Secretaria de Educação (Seduc) e a Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SDHC). 

“Esse planejamento com a Seduc e a Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida é fundamental para podermos ver como será a logística da utilização desse equipamento nas trilhas, garantindo que não apenas as escolas possam fazer uso dele, mas também toda a população. E assim garantir que todos possam ter uma boa experiência com isso”, finalizou.  

Rafael afirmou que, em breve, a cadeira já estará disponível para agendamento no site https://contagem.mg.gov.br/parques-contagem/ onde terá as orientações, não apenas do agendamento de horário, mas também a explicação sobre o funcionamento das trilhas, do equipamento, bem como as orientações necessárias para os acompanhantes que carregarão as pessoas que vão utilizar a “Julietti”. 

Autor:Repórter: Milla Silva / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo