Prefeitura promove aula inaugural para os novos participantes do Programa “Escola Viva”

Contagem promoveu, na segunda-feira (8/5), a aula inaugural do Programa “Escola Viva” para os novos tutores, coordenadores e agentes culturais selecionados pelo Processo Simplificado Seletivo. Lançado em 2022, pela prefeita de Contagem, Marília Campos, a primeira etapa de formação foi realizada com os tutores. O evento teve a apresentação de alunos que fazem oficinas de capoeira e circo pelo Educarte Estação do Saber.

Considerado uma mudança na educação municipal, o Programa “Escola Viva” ​é implementado pelo governo e traz como centralidade os estudantes e crianças da rede municipal de ensino, numa perspectiva de ​educação​ integral que abrange o indivíduo em sua totalidade ​cognitiva, afetiva, social, cultural e criativa. ​De acordo com a Secretaria de Educação, a meta é ampliar a educação em tempo integral até 2024 para 12 mil alunos atendidos. ​O governo investiu mais de R$ 240 milhões para garantir boas condições aos ​trabalhadores​ da educação, um ensino de qualidade e moderno para ​os estudantes.

​”​A gente quer em Contagem que as pessoas gostem da escola. ​ O “Escola Viva” é uma nova forma de relacionamento, é uma nova forma de aprender.  E é isso que queremos, construir um novo modelo de escola em que os alunos, educa​dores e também mães e pais se identifiquem. Esse programa é a menina dos nossos olhos, que espero que um dia torne-se política pública”, falou a prefeita Marília Campos

A secretária de Educação, Telma Fernandes, explicou  como o programa é uma virada de página para a educação em Contagem. ​​”​Esse programa é importantíssimo para o município, porque ele nos traz a esperança de construir uma educação de qualidade e de qualidade social, melhorando a aprendizagem e o ensino por meio de outras experiências, que as disciplinas já tradicionalmente reconhecidas. Então, trazemos para a escola novas experiências educacionais como a dança, o teatro, o esporte, a capoeira, as artes marciais, o circo, para que contribuam para a aprendizagem dos outros conhecimentos cientificamente reconhecidos”.

Chamada de jornada ampliada, essa segunda etapa de formação reúne  ​cerca de 147 profissionais, entre coordenadores e agentes culturais que participam do programa. ​Eles receberam durante o evento kits​ da Prefeitura com pasta, caderno, agenda, apagador, bolsinhas, canetas e pincéis. Os tutores ainda ficam responsáveis por  um tablet.

​Ao todo, 23 agentes culturais já foram aprovados e empossados para trabalhar em atividades como canto coral, cineclube, hip hop, teatro, horta escolar, esporte, práticas circenses, dança, lutas/esportes de combate, games, jogos digitais, fotografia e vídeo, percussão e construção de instrumentos percussivos e robótica.

​”A nossa ‘Escola Viva’ é um caminho de oportunidades. Estamos construindo um futuro cada dia melhor para nossas crianças”, finalizou a prefeita, dando boas-vindas aos novos profissionais. ​​

Aula Inaugural do Programa Escola Viva - 08/05/2023

Jefferson Lorentz/PMC