Prefeitura inicia série de encontros e diálogos com professores da rede municipal de ensino

O Espaço do Encontro, na Prefeitura de Contagem, ficou lotado para a primeira ação das ‘Trilhas Pedagógicas: diálogos com educadores’, momento de reunião e diálogo da gestão educacional do município com professores e professoras da rede municipal de educação, na manhã desta segunda-feira (7/8).

Até sexta-feira (11/8) serão realizados 11 encontros, nos períodos da manhã e tarde e, excepcionalmente na sexta-feira, também no período noturno, nos quais, além de apresentar aos educadores as ações realizadas na área da educação desde o início da atual gestão, também será um momento para escutar e dialogar com os profissionais.

A prefeita Marília Campos, presente na abertura da atividade, ressaltou a importância do diálogo e da troca de experiências na construção de políticas públicas para a educação. “Enquanto gestão, temos muitos desafios e fazemos o melhor que podemos. Precisamos também da contribuição dos educadores e definir nossas prioridades. As respostas para os nossos desafios devem ser construídas em conjunto. Cada um vem com o seu potencial e contribui para gente avançar”, destacou.

O subsecretário de Ensino, Anderson Cunha, também valorizou a oportunidade de poder, novamente, encontrar os educadores e alinhar as iniciativas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). “É uma satisfação poder encontrar novamente e dialogar com todos nossos professores e professoras. Tivemos essa experiência durante a pandemia que foi muito bacana, mas era preciso fazer no presencial. É importante esse momento de apresentar nossa equipe e nossas ações, mas também ouvir as demandas e as propostas da categoria”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Alex Chiodi, também esteve presente no evento.

Ações e equipe

Para participar do encontro, as escolas se organizaram para que todos professores pudessem, em algum momento da semana, estar presente na ‘Trilha Pedagógica’ e contribuir com o diálogo entre a gestão e os servidores. Aos educadores foram apresentadas as equipes que participam de cada superintendência e diretoria da Seduc, bem como as principais ações pedagógicas realizadas em cada setor, seja na Educação Infantil ou Ensino Fundamental.

Foi compartilhado com os presentes, um documento digital apresentando o conjunto de ações realizadas, desde o início da gestão, bem como propostas e projetos que ainda serão realizados até 2024. As ações da Educação, conforme destacado pela equipe da Seduc aos presentes, são elaboradas de forma integrada. Assim, a participação da comunidade escolar nas iniciativas propostas são importantes para a consolidação dos projetos.

Diálogo com professores

A atividade permite a professores e professoras se manifestarem e contribuírem para a construção de ações e iniciativas pedagógicas para o desenvolvimento de políticas públicas da educação de Contagem. Nesse sentido, a abertura do diálogo por parte da Prefeitura foi motivo de aprovação dos educadores.

“Acho que foi bom, apesar do tempo curto, mas como ponto de partida foi positivo. Esse diálogo tem que acontecer com quem está no chão da escola, que vivencia todos os problemas e dificuldades”, apontou Cléber Maciel, professor de ensino religioso da Escola Municipal Rita Carmelinda Rocha, no Ressaca.

Maria Hilda, professora de educação infantil da E.M. Deputado Jorge Ferraz, no Riacho, também destacou a importância de envolver o trabalhador da escola nas discussões. “Eu achei muito bom, porque estão ouvindo as pessoas que estão vendo o que está precisando. É na escola que se tem que debater e buscar soluções”.

Já a professora PEB 1, Sandra Carvalho, da E.M. Walter Lopes, na Sede, se sentiu valorizada por poder participar do diálogo com a Prefeitura. “É muito relevante, a gente poder se informar e também ser ouvido. A gente se sente valorizado e isso dá um gás para gente poder fazer o nosso trabalho ainda melhor”.

A professora também está na expectativa para pôr em prática os projetos apresentados pela equipe da Seduc. “A gente fica ansioso pelo que ouvimos e pelo que ainda vai vir, dos nossos projetos”, afirmou.

O professor de geografia Lucas Andrade, da E.M. Isabel Nascimento de Mattos, no Petrolândia, também aprovou a iniciativa das ‘Trilhas Pedagógicas’. “Achei esse encontro muito proveitoso. É bom saber mais sobre as políticas públicas de educação e ter conhecimento sobre o que está acontecendo em nosso município. É necessário essa escuta ativa como foi feita aqui”, ressaltou.

Trilhas Pedagógicas – Diálogos com Educadores - 07/08/2023

Repórter: Fernando Dutra