Prefeitura inaugura Umei Vereador Ailton Diniz

Escola passa a atender 133 crianças em períodos integral e parcial

O vice-prefeito, William Barreiro, o secretário de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, a primeira dama, Luciana de Freitas e várias autoridades participaram da inauguração da Umei Verador Ailton Diniz (Central Parque).

A solenidade ocorreu na porta da escola e foi acompanhada por educadores, pais e estudantes. “É gratificante para todos nós. Não estamos fazendo favor, pois é dever de todo político trabalhar pautado pelo bem comum, seja na educação, saúde ou segurança. Queremos uma cidade mais humanizada e também respeitada”, enfatizou o vice-prefeito, William Barreiro

A escola era uma reivindicação antiga da população. Foram quase sete anos para o sonho se concretizar. O técnico em telecomunicações, Marcelo Lopes Miranda, é morador da região. Antes, ele precisava deslocar de carro até ao bairro vizinho para deixar a filha na escola. Agora a realidade é bem diferente. Pai e filha vão a pé. “A nova Umei é moderna, segura e os professores preparados para receber e cuidar dos nossos filhos”, destacou.

A Umei Vereador Ailton Diniz atende 133 crianças, de 0 a 5 anos. As crianças de 0 a 2 anos ficam na escola em período integral. Jás as de 3, 4 e 5 anos estudam em tempo parcial. Toda a estrutura foi pensada para atender todas as necessidades dos estudantes. Os banheiros possuem tamanho ideal para a faixa etária, o mobiliário possibilita que as crianças exerçam atividades em grupo, desenvolvendo mais cedo o senso de coletividade. “Toda essa estrutura foi pensada no bem-estar dos estudantes, educadores e familiares. Em apenas um ano de governo conseguimos entregar um novo conceito de Umei. Esse lugar será de forma cotidiana um espaço de amor, aprendizado e muita alegria”, destacou secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves.

O prédio foi projetado para atender também crianças portadoras de deficiência. A escola possui rampas e elevador. Há ainda um fraldário e um solário (espaço onde as crianças poderão tomar sol). A Umei foi equipada com um parquinho moderno, pensado por uma equipe pedagógica. A proposta dos brinquedos é promover o desenvolvimento das habilidades motoras por meio de equipamentos seguros.

A Umei também ganhou fachadas coloridas e um muro com peças transparentes. O conceito propõe deixar o ambiente harmonioso e familiar às crianças. “O espaço foi construído com muito carinho, baseado na proposta pedagógica de educar, brincar e cuidar. O trabalho do prefeito ficou incrível”, comemorou a diretora, Mary Araújo.

Homenagem
A Umei do bairro Central Parque leva o nome do ex verador Ailton Diniz. A homenagem foi proposta na Câmara Municipal. Ailton Diniz nasceu em Contagem em 26 de setembro de 1947. Foi professor de inglês e português na rede de ensino do município. O interesse pelo o desenvolvimento social o fez entrar para a política. Se elegeu como vereador pela primeira vez em 1978. Teve cinco mandados, o último no período de 2005 a 2008. Ailton lutava pela melhoria da saúde e educação.

O ex vereador faleceu em 5 de dezembro de 2009 aos 62 anos. Ailton era casado com Eliza Maria Braga Diniz e pai de dois filhos; Ailton Braga Diniz, de 34 anos e Arthur Braga Diniz, de 26.

Ailton e a esposa escolheram o bairro Central Park, local onde fica a unidade de educação infantil que leva o nome do ex vereador, para criar os filhos. A família possui uma residência no bairro há 35 anos

Familiares de Ailton também estiveram na solenidade de inauguração. “O Ailton foi um grande professor, querido por todos. Na política também exerceu a função com muita determinação e para nós é algo esplendido ver que ficou um grande legado na cidade. Nós da família nos sentimos honrados”, ressaltou a viúva, Eliza Maria Braga Diniz.

Veja mais fotos da inauguração da Umei Verador Ailton Diniz clicando na Galeira 1 e Galeria 2.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende