Prefeitura de Contagem promove ações de cuidado e proteção voltadas às crianças e adolescentes

Dialogar e compartilhar experiências são ferramentas utilizadas, pela Prefeitura de Contagem, para traçar estratégias de cuidado e proteção de crianças e adolescentes, no contexto escolar. Foi o que ocorreu na manhã desta terça-feira (25/4), durante roda de conversa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O evento foi organizado pela Diretoria de Saúde Mental, da SMS, e voltado para servidores da administração municipal da saúde, educação, assistência social, direitos humanos e Guarda Municipal, com participação da psicanalista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cristiane de Freitas Cunha Grillo.

A prefeita Marília Campos esteve presente ao evento e apontou a necessidade em reconhecer a realidade e ser franco no debate com a sociedade. “É preciso termos iniciativas como essa, de debater e reconhecer que o problema existe. A violência está em todo lugar, as pessoas estão muito sofridas e se manifestam na escola, no posto de saúde, no Cras, no Creas, na cidade como um todo”, pontuou.

Marília também destacou a importância de agregar diversos setores da administração municipal para promover o acolhimento, cuidado e proteção das crianças e adolescentes de Contagem. “Nós temos que ter ação que traga paz para as pessoas e é isso que a gente inicia a partir desse debate. Vamos de imediato instaurar um grupo para discutir a questão intersetorialmente”, concluiu a prefeita.

A coordenadora do Programa de Extensão e Pesquisa Janela da Escuta (UFMG) e presidente do Departamento de Adolescência, da Sociedade Mineira de Pediatria, Cristiane Grillo, também ressaltou o “trabalho em rede” como iniciativa essencial no cuidado e proteção de jovens.

“Acredito que as rodas de conversa são os melhores meios para compreender as crianças e adolescentes. Mas é preciso fazer essa construção junto deles, retirar estigmas e rótulos, entender que eles precisam querer participar”, apontou Cristiane. “É uma responsabilidade nossa fazer uma atuação em rede, com saúde, educação, assistência social, cultura, esporte. É um trabalho que exige muito fôlego e muita escuta e aprendizagem sobre o que querem os adolescentes, o que pensam e o que gostam”.

Atualmente a Prefeitura de Contagem já tem ações em rede para atuar tanto no cuidado e acolhimento quanto na mediação de conflitos com as comunidades. A Secretaria de Saúde promove encontros intersetoriais regulares, envolvendo tanto outras secretarias municipais quanto os territórios da cidade.

Já a Secretaria de Educação (Seduc) possui profissionais que atuam diretamente com a rede municipal, que são os articuladores de território. Além disso, a Seduc iniciou o projeto ‘Cuidar de quem Cuida’ que teve início em abril e já promoveu um encontro e escuta com os porteiros das unidades de ensino. Nas próximas etapas estão previstos encontros com dirigentes, assistentes escolares e professores.

O professor Luiz Rena, responsável pelo projeto na Seduc, compartilhou a experiência durante a roda de conversa. “A gente trabalha com a ideia que nosso trabalho não tem fim. A gente precisa nos fortalecer, nos preparar para lidar com as situações de violência, tanto na prevenção dessa violência, quanto na escuta e acolhimento das comunidades que já vivenciam essas situações de conflito na cidade”.

Para a subsecretária de Assistência em Saúde, Rejane Palma, os recentes casos de violência em escolas no Brasil não atingem apenas a área da educação. “Essa não é uma responsabilidade somente da escola, é uma responsabilidade da Secretaria de Saúde, dos órgãos de justiça, do desenvolvimento social, dos direitos humanos e da educação”.

A diretora de Saúde Mental, Bárbara Vieira, por sua vez, afirmou que o encontro é importante para que as pessoas possam compartilhar suas “angústias, medos e receios” ao mesmo tempo em que se possa debater “modos de promover cultura da paz e o acolhimento”.

“Quem está aqui hoje são atores fundamentais e que tem a possibilidade da gente poder fazer construções e de multiplicar estratégias por territórios e de questionarmos de como podemos promover esses espaços e da gente poder pensar e refletir nossa responsabilidade”, destacou Bárbara.

Estiveram presentes o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino; a subsecretária de Gestão e Operações da Secretaria de Educação, Edna Borges; o presidente da Fundação de Ensino de Contagem, Paulo Figueiredo; a subsecretária de Assistência Social e Segurança Alimentar, Michele Caldeira; e representantes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos e Guarda Municipal.

Roda de conversa: Crianças e Adolescentes no Contexto Escolar - 25/04/2023

Fernando Dutra/PMC