Prefeitura apresenta balanço da Educação dos últimos dois anos a dirigentes escolares

Ações realizadas desde o início da gestão e projetos futuros foram debatidos com equipe de gestores de escolas da rede municipal de ensino e da Funec

A Prefeitura de Contagem reuniu dirigentes escolares e servidores municipais para apresentar um balanço e perspectiva das ações realizadas na Educação de Contagem desde o início da atual gestão, bem como para debater ações e projetos futuros. O encontro ocorreu no Espaço do Encontro, da sede da administração municipal.

O diálogo com o trabalhador da Educação é um dos fundamentos da gestão municipal e, desta maneira, foram construídos projetos, ações e iniciativas da Educação, que tem se destacado junto à comunidade escolar e reconhecido pelos servidores municipais.

Ante os avanços conquistados na área, a prefeita Marília Campos destacou a necessidade em fazer uma reflexão de tudo o que foi realizado, o contexto desses últimos anos e a necessidade de escuta permanente da categoria.

“É importante a gente avaliar onde estamos, o que fazemos e o que pretendemos fazer. Então, vim para ouvir vocês (dirigentes escolares), porque quem não está lá dentro da escola não tem muito a dimensão do que ainda precisa ser feito ou se algumas ações podem interromper o meio do caminho, redefinir ou fazer outras”, provocou Marília.

A secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, apresentou o balanço das principais ações promovidas pela Prefeitura desde 2021 e os desafios enfrentados. “Foram muitos (desafios), desde falta de professor, merenda, kit escolar, obras inacabadas. Mas com muito trabalho, escutando os servidores, avançamos muito, chegamos aqui”, disse até.

Telma apresentou as independente pela política de valorização de servidores, dimensão pedagógica e Programa “Escola Viva”, gestão democrática e participativa e infraestrutura. Ações que tiveram grande impacto no dia a dia das escolas, de estudantes, de trabalhadores da Educação e da comunidade escolar.

Os secretários de Administração, Antônio David, e de Tecnologia da Informação, Fernando Lopes, também debateram os resultados com os dirigentes. David afirmou o compromisso da Prefeitura com os servidores da Educação e o reajuste realizado. “Todos os servidores recebem reajuste. Em outras áreas isso não foi possível, mas aqui atendido a todos e todas individualmente”, destacou. O secretário também destacou outras conquistas como a merenda escolar, os serviços da Minas Gerais Administração e Serviços (MGS) e outros.

Fernando Lopes marcou os avanços na área de tecnologia, desde a aquisição de computadores, tablets, câmeras de segurança até parceria com o Google. “Fizemos rede de cabeamento, wi-fi nas escolas e agora adquirimos 70 mil licenças Google. A gente tem orgulho de dizer que na região metropolitana, somente Contagem tem uma licença para cada estudante, para cada professor”.

Também estiveram presentes no evento o vereador Edgard Guedes, os secretários municipais Daniela Tiffany (Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar) e Pedro Amaral (Governo); o vice-presidente da Funec, Paulo Figueiredo; os administradores regionais José Rodrigues (Riacho), Márcia Ramalho (Petrolândia), Naldo Assis (Sede), Renata Gomes (Industrial), Jorge Ibraim (Nacional), Rodrigo Tomaz (Ressaca), José Carlos Menezes (Eldorado) e Wander Batista (Vargem das Flores).

Participação e democracia

Na ocasião, os dirigentes escolares foram ouvidos sobre as iniciativas da administração municipal e os anseios da categoria. Eles destacaram aspectos positivos e reivindicações.

A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Vale das Orquídeas, no Nacional, Gláucia Rosa, destacou os avanços na Educação, após um período de pandemia e de escolas fechadas. “O mundo é outro e as nossas as necessidades que estavam todas mascaradas foram expostas neste período de pandemia”.

A diretora da Escola Municipal Jenny de Andrade, Marta Siqueira, também do Industrial, indicou que melhorias precisam ser realizadas quanto à inclusão nas escolas. “Precisamos de monitores que não sejam cuidadores daqueles estudantes, mas que estejam ali como apoiadores”, apontou. Marta também ressaltou projetos importantes que estão acontecendo nas escolas, como o “Além dos Muros”, o “Escola Viva” e a realização de concurso público para contratação de servidores efetivos. “Oportuniza conhecimento e valores para nossos estudantes e crianças e traz uma aproximação com a família do estudante com o professor”.

A diretora do Cemei Vila Esperança Nosso Lar, em Vargem das Flores, Nívea Gomes, destacou a escolha democrática de diretores e diretoras das escolas que, antes, eram cargos ocupados por indicação.

Já Thiago Camini, diretor da EM Giovanini Chiodi, também em Vargem, reivindicou novos critérios para escolha de vagas de servidores da região, que sofrem com muitas desistências de trabalhadores. “É muito complicado a falta profissional nas escolas”. Também elogiou a campanha do Abraço pela Paz, uma ação da Prefeitura pela cultura de paz nas escolas. “A culminância do dia 20 de abril teve de fato uma inversão, daquele dia de tensão, de uma possível tragédia de fato, para um dia de abraço e funcionou muito bem. Foi uma construção importante que inclusive nós dirigentes participamos dela”.

Gláucia Helena, diretora da EM Eli Horta Costa, na Sede, defendeu o “Além dos Muros”, que leva atividades para fora da escola e pediu a expansão do projeto. “O projeto é um sonho de toda a escola e se puder ter mais recurso para o desenvolvimento, porque precisamos levar os estudantes a outros espaços”. 

Elis Regina, diretora do Cemei Francisco Leite Murta (Colonial), na Sede, por sua vez, agradeceu pelos laboratórios móveis de informática e toda materialidade para a educação Infantil.

O diretor da EM Coronel Joaquim Antônio da Rocha, na Ressaca, André Avellar, solicitou novas vagas para serviços gerais nas escolas. Já Daniel Rocha, diretor na EM Professor Domingos Diniz, no Eldorado, trabalha há 19 anos na unidade e ressaltou a importância da realização do concurso público para que os trabalhadores criem vínculos com a escola. “É muito importante criar esse vínculo com a escola e a comunidade”.

O vice-diretor da EM Sócrates Mariani Bittencourt, no Eldorado, Rogério dos Santos, destacou a valorização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Contagem nos últimos dois anos. “Hoje, a EJA não tem limite de vagas. Estamos trabalhando com alunos que pararam de estudar há muitos anos, são pedreiros, marceneiros, trabalhadores do dia a dia, não podemos determinar quantidade mínima ou máxima de estudantes. Então a Educação está de parabéns”, finalizou.

Balanço de ações na Educação

A apresentação do balanço das ações da Educação aos dirigentes escolares foi organizada seguindo quatro campos: política de valorização de servidores; dimensão pedagógica e Programa “Escola Viva”; gestão democrática e participativa e infraestrutura.

Política de valorização dos servidores

A Prefeitura de Contagem promoveu a recomposição salarial de todo pessoal do magistério da rede municipal e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). O reajuste foi de 38,06%. Desta forma, o salário de ingresso de um professor da rede municipal passou a ser de R$ 3.300,00 para uma jornada de 22h30, sendo um dos maiores salários de professores em Minas Gerais.

Também foram feitos convênios para a formação de servidores com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Piracema, com investimento acima de R$ 2 milhões. Entre 2021 e 2023, já foram emitidos mais de 19 mil certificados.

Com a realização do concurso público de 2021 foram nomeados cerca de 1.300 novos trabalhadores. A Prefeitura já anunciou a realização de novo concurso para 2023.

Foram adquiridos materiais pedagógicos para valorizar o aprendizado de crianças e estudantes e de profissionais como a coleção ‘Aprender’, jogos da MindLab, livros de literatura infantil, material didático da EJA, alimentação escolar e outros.

Em tecnologia e modernização, a Prefeitura fez diversos investimentos para auxiliar o trabalho dos educadores e o aprendizado dos estudantes. Foram comprados 10 mil tablets, 3 mil computadores, 360 desktops, 2.500 chips Sim Card com pacote de dados, contratação da plataforma Google for Education e do Projeto MindLab. Além disso, houve o envio de 150 laboratórios móveis de informática para atender todas as escolas, Cemeis e EJA.

Também foram adquiridos 2.940 amplificadores de voz para serem usados em sala de aula e, assim, preservar a saúde vocal de professores.

Dimensão pedagógica: Programa “Escola Viva”

A dimensão pedagógica contempla o desenvolvimento de diversos projetos e ações dentro do Programa “Escola Viva”, como: “Além dos Muros”; “Tutoria”; “Jornada Ampliada”; “Escola Aberta”; “Centro de Memória da Educação”; “Minha escola tem nome de mulher”; “Mostra Audiovisual Escolar (Mave)”; “Escola sem fronteiras”; “Mediação de conflitos e cultura de paz”; ampliação das salas do AEE e realização da Conferência Municipal de Educação. 

Também foram feitas publicações como o documento Trilha do Saber,  Trilha do Saber em Revista e  lançamento do Selo Bunitezas, com a publicação dos livros ‘Brumalama’ e ‘Comunidade dos Arturos’.

Ainda, foram desenvolvidos projetos em parcerias com a Fundação ArcelorMittal, PUC, Ufop, UNA, UFMG, Ministério do Trabalho, secretarias municipais de Cultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Esportes e Lazer, Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Direitos Humanos e Cidadania, Defesa Social e Assistência Social.

Gestão democrática e participativa

Quanto à gestão democrática e participativa, houve a constituição dos comitês escolares, a realização de reunião ampliada com professores e quadro administrativo, reuniões com a comunidade escolar, com colegiado de dirigentes e pedagógicas.

Também foi realizado o processo democrático de escolha de dirigentes com participação de mais de 15 mil pessoas das comunidades escolares de todas as regiões da cidade.

Foram instituídos os articuladores regionais e a equipe de assessoria pedagógica, para dialogar, assessorar e aproximar as escolas e comunidades dos equipamentos e serviços públicos.

Infraestrutura, rede física e manutenção das escolas

Foram realizados investimentos em obras com a reforma de unidades escolares e construção de novos Cemeis. Também foram feitos investimentos em Segurança para as escolas, com instalação de concertinas e câmeras de videomonitoramento.

Ainda, foi feito o Marco Legal dos Caixas Escolares e o cabeamento estrutural das escolas. Também foi feita a contratação da MGS, com a prestação de serviços de portaria e limpeza e a contratação da SEPAT, da merenda escolar.

Funec

Na Fundação de Ensino de Contagem (Funec), que atende mais de três mil estudantes em dez unidades de ensino, foram feitos investimentos para cinco laboratórios montados com kits, sendo aproximadamente R$ 25 mil cada.

Foi atendida uma demanda antiga da comunidade, com a cobertura da quadra da unidade Riacho e está sendo implantada a cobertura da quadra da unidade Centec, com investimento de mais de um R$ 1 milhão.

A Funec também é uma referência na implantação do novo ensino médio, feito sem cortes  nas horas e nos salários de professores. Outra importante ação da fundação é a realização de concursos públicos em diversas cidades do Estado.

Outro destaque foi a oferta de cursos profissionalizantes por meio do Pronatec. Neste quesito, a Funec foi destaque nacional e certificou mais de 1.700 estudantes em diversas áreas de atuação profissional, oferecendo os cursos de forma descentralizada por toda a cidade.

A Prefeitura também atuou de forma democrática na Funec, promovendo, pela primeira vez, uma eleição para escolha da vice-presidência da fundação, com participação de servidores efetivos.

Reunião com Dirigentes Escolares. 14/06/2023

Repórter Fernando Dutra

Foto Adelcio Ramos/PMC