Prefeitura amplia espaços para atendimento especializado nas escolas da rede municipal de ensino

Até o fim do ano serão 69 espaços adequados para atender cerca de 2.000 crianças e estudantes

Uma tarde repleta de atividades na Escola Municipal Vereador Jésu Milton dos Santos, no Industrial, reuniu, na quarta-feira (20/9), estudantes, professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e comunidade escolar. Na oportunidade foi anunciado o lançamento de novas salas de recursos multifuncionais na rede municipal de ensino, que atualmente possui 51 desses espaços. Até dezembro serão 69 salas de recursos. A atividade fez parte de ações que compuseram a Semana da Pessoa com Deficiência.

A secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, apontou os desafios para alcançar a inclusão na sociedade e, sobretudo, nas escolas: “A questão é desafiadora todos os dias. A gente ainda precisa avançar para sermos, realmente, inclusivos. Inaugurar as salas de AEE em todas as unidades escolares é um avanço muito grande”.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Marcelo Lino, celebrou o evento e os avanços com a ampliação das salas de AEE. “Hoje tenho o privilégio de estar aqui, sobretudo enquanto homem com deficiência, celebrando que, até o fim do ano, teremos todas as unidades com as salas de AEE. Isso é fundamental para que a gente construa no nosso saber, no nosso cotidiano, os processos educativos e combativos de inclusão da pessoa com deficiência na escola. Inclusão que se faz com equipamentos, formação, mas, sobretudo, com atitude”, destacou.

No evento foi montada uma exposição para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nas salas de AEE no município e ressaltar a importância do atendimento individualizado. “Todos eles precisam ser vistos como pessoas de direitos”, afirmou Flávia Oliveira, diretora de Educação Inclusiva da Seduc, responsável pela organização do evento.

Os professores de AEE que atendem na rede municipal de ensino também tiveram uma formação promovida pela equipe do Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais), para divulgação nas escolas do trabalho deles de melhoria no atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas salas de aula.

Cristina Fonseca, mãe de Pietro, 13 anos, que tem Síndrome de Down e autismo. Ela agradeceu o atendimento dado ao filho, que estuda na E.M. Jenny de Andrade e é atendido no AEE na E.M. Dona Gabriela Leite Araújo, ambas no Industrial.

“O AEE mudou a vida do meu filho. Mesmo na pandemia, com ajuda da professora Elaine, conseguiram transformar o Pietro. Hoje ele senta, se concentra, a escrita veio. São quatro anos e meio de atendimento e digo para que todas as famílias que estão nesta situação aproveitem. O AEE trabalha não só com o Pietro, mas comigo, com meu esposo, com a família”, agradeceu.

O evento também contou com a presença do vereador Arnaldo de Oliveira, representando a Câmara Municipal de Contagem, professores e trabalhadores da escola.

Esportes paralímpicos

Para abrilhantar o evento os estudantes da escola treinaram e organizaram a apresentação de modalidades esportivas para deficientes.

A primeira modalidade exibida foi o voleibol sentado, em que o campo é menor, com a rede mais baixa e onde os atletas devem se manter sentados, com a pelve sempre em contato com o chão.

Outra modalidade apresentada foi o goalball, dedicado exclusivamente a atletas com deficiência visual. Na ocasião, os estudantes utilizaram vendas nos olhos. No goalball a bola contém um guizo no interior, que indica aos atletas a direção da bola. Durante o jogo é exigido silêncio absoluto do público.

Por fim, houve a exibição de dança em cadeira de rodas que, inclusive, possui uma versão esportiva e que será modalidade olímpica nos Jogos de Los Angeles 2028. Ao fim, todos foram à pista e entraram na dança.

Repórter Fernando Dutra

Foto Fernando Dutra/PMC