Prefeitura abre edital que visa a implantação, no ambiente escolar, de hortas institucionais

A Prefeitura de Contagem está com inscrições abertas para o cadastramento de escolas públicas municipais, que queiram receber assistência técnica em cultivos agroecológicos e insumos agrícolas. Desta maneira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar vai implantar e ajudar na manutenção das Unidades Produtivas no ambiente escolar. O edital foi publicado no Diário Oficial de Contagem (DOC), no dia 8 de agosto, edição 5615, páginas 8 a 10.

A iniciativa, uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar com a de Educação, tem como objetivo fomentar e promover a agroecologia, além de incentivar, desde cedo, crianças e jovens sobre a importância do plantio, a origem dos alimentos e a necessidade de uma alimentação mais saudável, buscando o envolvimento, também, dos professores e da comunidade do entorno. 

A ação faz parte do Programa Municipal de Agricultura Urbana e Familiar cujo foco é promover a produção e comercialização de alimentos saudáveis, a geração de renda e o desenvolvimento local sustentável por meio de ações coletivas, integradas e comunitárias. O processo acontece por meio da formação em agroecologia e da assistência técnica para a implantação de hortas comunitárias e institucionais, produção de mudas, pomares, sistemas agroflorestais e criação de pequenos animais. 

“Este programa busca o bem comum, promovendo, neste ato, em específico, a segurança alimentar, que vai ocorrer dentro de um ambiente privilegiado, que é a escola”, disse a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e de Agroecologia, Cida Miranda. Nesta ação integrada, caberá ao Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar ofertar a capacitação e a assistência técnica das pessoas envolvidas.

“Assim como há o fomento às hortas comunitárias espalhadas pela cidade, queremos ampliar essa ação em parceria com as escolas que já desenvolvem essa iniciativa ou tem interesse em fazê-las. É necessário resgatar a cultura alimentar, facilitar o convívio escolar em meio à produção de alimentos e a ocupação de espaços ociosos da escola. Tudo isso vai envolver não apenas os estudantes, mas as famílias, professores e a comunidade”, concluiu Cida.  

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas, de forma on-line, até o dia 28 de agosto. A adesão é espontânea e pode ser feita pelo link https://contagem.mg.gov.br/cadastro-escolas

Repórter: João Cavalcanti

Foto: Janine Moraes/PMC